Conecte-se conosco

Economia

Gastos dos consumidores dos EUA perdem velocidade em agosto

Vendas no varejo caíram mais de 0,1% no mês passado, após aumento de 0,9% em julho.

Publicado

em

Sinalizado uma desaceleração no ritmo da recuperação econômica dos Estados Unidos, os gastos dos consumidores do país parecem ter reduzido em agosto em meio ao corte do adicional de auxílio-desemprego para milhões de norte-americanos.

Segundo dados do Departamento do Comércio divulgados nesta quarta-feira, o núcleo das vendas no varejo, que responde mais de perto ao componente de gastos do consumidor do Produto Interno Bruto, recuou 0,1% no mês passado, depois do avanço de 0,9% registrado em julho.

Economistas consultados pela Reuters projetavam que o núcleo das vendas varejistas cresceria 0,5% em agosto. A categoria não inclui automóveis, gasolina, materiais de construção e serviços de alimentos.

Já as vendas no varejo gerais tiveram avanço 0,6% no mês passado.

Até julho, o governo dos EUA oferecia um subsídio semanal de 600 dólares. O benefício deu lugar a um suplemento semanal de 300 dólares, que não era disponibilizado em todos os Estados, mas as verbas para esse financiamento devem secar ainda este mês.

Ao lado de outros dados, o relatório indica que o mercado de trabalho está perdendo velocidade após fortes ganhos de emprego em maio e junho, quando as empresas reabriram após afrouxamento nas medidas de isolamento social.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS