Empresas
Gatorade proibido em alguns países da Europa? Este é o motivo!
Descubra o motivo pelo qual uma das principais bebidas esportivas é proibida em alguns países da União Europeia.
O Gatorade é uma das bebidas esportivas mais populares no mundo todo, inclusive no Brasil. Existem até mesmo algumas lojas com prateleiras contendo somente esses produtos, marcantes por seus sabores refrescantes e cores fortes.
Além disso, é muito comum encontrar a marca presente até mesmo em competições desportivas de grande porte, como jogos de futebol, basquete, MMA e muito mais.
A promessa da bebida é reidratar e auxiliar na nutrição dos atletas, mas ela pode ser prejudicial à saúde, pelo menos foi o que disseram vários países da Europa em 2012, quando baniram a comercialização da bebida.
A marca havia sido banida dos países porque os produtos continham alguns aditivos para criar as inúmeras cores e sabores pelos quais o Gatorade é tão conhecido, mas que são prejudiciais à saúde.
No entanto, a marca decidiu reformular sua receita, retirando esses componentes perigosos da composição da bebida, o que fez com que vários países aceitassem, desde então, vender o produto novamente em 2013.
Gatorade continua proibido em alguns países
Apesar da maior parte da Europa ter permitido a comercialização da bebida esportiva após a mudança na composição, a Noruega e a Áustria ainda não permitem que os produtos sejam vendidos nos mercados.
A União Europeia proibiu todos os produtos alimentares com óleo vegetal bromado em sua composição, pois este é associado a complicações do sistema nervoso, dores de cabeça, limitações de memória, irritações na pele, perda de coordenação muscular e fadiga.
Outro motivo para a proibição que ainda continua na Noruega e Áustria são os corantes amarelos 5 e 6, proibidos na União Europeia em todos os alimentos que possam ser consumidos por crianças, devendo ser devidamente rotulados.
Em relação aos corantes, eles são conhecidos por serem potencialmente carcinogênicos, provável motivo para os dois países europeus ainda manterem a proibição da comercialização do Gatorade.

-
Loterias1 dia atrás
Ganhador da Mega ainda não resgatou prêmio de R$ 1.418.495
-
Agronegócio12 horas atrás
O que atrai cobras para o quintal e como evitar visitas indesejadas
-
Saúde1 dia atrás
Falência de plano de saúde deixa beneficiários sem atendimento
-
Automobilística10 horas atrás
Encher o tanque até o limite pode custar caro: entenda os riscos
-
Finanças1 dia atrás
Participe do Leilão da Receita, que tem iPhone, PS4 e mais!
-
Curiosidades2 dias atrás
Tem brasileiro na lista! Veja os 5 diretores mais ricos do mundo
-
Tecnologia1 dia atrás
Deixar o carregador na tomada gasta energia? Veja riscos e cuidados
-
Empresas2 dias atrás
Mater Dei reporta lucro líquido de R$ 8,1 milhões no 4TRI24