Agronegócio
Geadas podem dificultar recuperação do PIB do Agro
Confederação Nacional informou que o clima teve impacto no desempenho negativo da agropecuária no 2º trimestre do ano
As alterações climáticas afetaram o desempenho da agropecuária no 2º trimestre deste ano, de acordo com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). As condições também impediram os melhores resultados do setor.
Segundo informado em comunicado técnico, o setor agropecuário registrou queda de 2,8% no 2º trimestre deste ano em relação aos três meses anteriores de 2021 e afetou o resultado do Produto Interno Bruto (PIB) do período. De acordo com os cálculos da CNA, a participação da agropecuária no PIB nacional foi de 6,9% no segundo trimestre de 2021, desempenho 0,2% menor do que o esperado.
“O resultado da safra de grãos abaixo da safra anterior impediu melhores desempenhos da agropecuária até o momento. A seca afetou fortemente a produção agrícola e pecuária, limitando maiores avanços no PIB do setor”, informou a entidade.
As geadas ainda preocupam o desempenho futuro. “As baixas temperaturas que acometeram as regiões Sul e Sudeste nos últimos meses devem prejudicar o desempenho do PIB da agropecuária no próximo trimestre. As pastagens passaram pela seca, e quando houve certa recuperação, geadas acometeram os pastos, prejudicando ainda mais a situação no setor”, ressaltou o comunicado.
A expectativa da CNA é que o terceiro trimestre conte com a entrada das safras de grãos de inverno, o que deve ajudar no desempenho econômico. A pecuária, por sua vez, segue com preços elevados. A estimativa é de que o setor ganhe força, podendo atingir até quase 8% do total produzido.
Apesar da queda no segundo trimestre, se comparado ao primeiro, a agropecuária apresentou alta de 1,3% frente ao mesmo período de 2020. No acumulado de seis meses, o crescimento é de 3,3% ante o mesmo período do ano passado.

-
Bancos1 dia atrás
Crise à vista? Santander fecha agências e demite centenas de funcionários
-
Imposto de Renda - IRPF1 dia atrás
Nova tabela do Imposto de Renda é aprovada na Câmara e teto para isenção sobe
-
Tecnologia23 horas atrás
Seu PC virou uma ‘carroça’? Pode ser culpa da última atualização do Windows
-
Empresas20 horas atrás
Netflix por R$ 14,99? Veja quanto seria o valor da assinatura hoje, corrigido pela inflação
-
Empresas1 dia atrás
Por que o McDonald’s está sendo boicotado? Spoiler: motivo não envolve comida
-
Bancos2 dias atrás
Fim do papel? Banco do Brasil inova com comprovantes digitais via WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Quais empresas da Bolsa ganham mais com a mistura de combustíveis?
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Projeto que visa inclusão de mulheres 50+ no mercado é aprovado