Conecte-se conosco

Agronegócio

Geadas podem dificultar recuperação do PIB do Agro

Confederação Nacional informou que o clima teve impacto no desempenho negativo da agropecuária no 2º trimestre do ano

Publicado

em

As alterações climáticas afetaram o desempenho da agropecuária no 2º trimestre deste ano, de acordo com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). As condições também impediram os melhores resultados do setor.

Segundo informado em comunicado técnico, o setor agropecuário registrou queda de 2,8% no 2º trimestre deste ano em relação aos três meses anteriores de 2021 e afetou o resultado do Produto Interno Bruto (PIB) do período. De acordo com os cálculos da CNA, a participação da agropecuária no PIB nacional foi de 6,9% no segundo trimestre de 2021, desempenho 0,2% menor do que o esperado.

“O resultado da safra de grãos abaixo da safra anterior impediu melhores desempenhos da agropecuária até o momento. A seca afetou fortemente a produção agrícola e pecuária, limitando maiores avanços no PIB do setor”, informou a entidade.

As geadas ainda preocupam o desempenho futuro. “As baixas temperaturas que acometeram as regiões Sul e Sudeste nos últimos meses devem prejudicar o desempenho do PIB da agropecuária no próximo trimestre. As pastagens passaram pela seca, e quando houve certa recuperação, geadas acometeram os pastos, prejudicando ainda mais a situação no setor”, ressaltou o comunicado.

A expectativa da CNA é que o terceiro trimestre conte com a entrada das safras de grãos de inverno, o que deve ajudar no desempenho econômico. A pecuária, por sua vez, segue com preços elevados. A estimativa é de que o setor ganhe força, podendo atingir até quase 8% do total produzido.

Apesar da queda no segundo trimestre, se comparado ao primeiro, a agropecuária apresentou alta de 1,3% frente ao mesmo período de 2020. No acumulado de seis meses, o crescimento é de 3,3% ante o mesmo período do ano passado.

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS