Conecte-se conosco

Economia

Geração solar será nova “rainha da eletricidade” em crescimento das renováveis, diz IEA

Relatório da agência mostra que renováveis devem ultrapassar o carvão até 2025 como principal meio de produção de eletricidade.

Publicado

em

A Agência Internacional de Energia disse nesta terça-feira que a energia solar deve liderar um salto na geração de eletricidade por fontes renováveis nos próximos dez anos, e prevê que as que fontes limpas responderão por 80% do aumento na produção mundial de energia elétrica na nova década.

Em seu cenário central, a IEA mostra que as renováveis devem ultrapassar o carvão até 2025 como principal meio de produção de eletricidade. Os dados foram divulgados em um relatório sobre perspectivas energéticas globais que reflete intenções políticas e metas já anunciadas.

A IEA também vê a participação combinada das energias solar fotovoltaica e eólica na geração global crescendo para quase 30% em 2030, contra 8% no ano passado, com alta média anual de 12% na capacidade solar.

“Eu vejo a energia solar se transformando na nova rainha dos mercados de eletricidade do mundo. Com base nas configurações atuais de política energética, ela caminha para estabelecer novos recordes de implantação em todos os anos após 2022”, afirmou Fatih Birol, diretor-executivo da IEA.

Ainda de acordo com a agência, o desenvolvimento da tecnologia e de mecanismos de suporte cortaram os custos para o financiamento de projetos robustos de energia solar, o que pressiona a redução dos custos de produção.

Atualmente, a energia solar custa menos do que a construção de novas usinas de carvão ou gás em grande parte dos países, garantiu a agência sediada em Paris.

A IEA também afirmou que a geração a partir de renováveis é a única fonte de energia relevante que sustentou um ritmo de crescimento durante este ano.

O relatório apontou que a energia solar poderia apresentar uma performance ainda melhor em um cenário mais ousado, como no caso da adoção de metas de zero emissões líquidas até 2050.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS