Mercado de Trabalho
Geração Z: O que está por trás da falta de comprometimento no trabalho?
Jovens de 18 a 25 anos são os menos produtivos do mercado de trabalho. Mas por que a geração Z está deixando a desejar nesse campo?
A geração Z é formada por pessoas nascidas entre 1995 e 2010, que se desenvolveram em um mundo conectado e digital. Essa geração tem características próprias que influenciam sua forma de se relacionar com o trabalho e as organizações.
Continue a leitura para entender melhor o que está por trás da falta de comprometimento no trabalho que muitos atribuem aos jovens da geração Z.
Geração Z é menos engajada no trabalho?
Os resultados de uma pesquisa realizada pela consultoria de RH e outsourcing EDC Group foram surpreendentes. O estudo considerou opiniões e experiências de 328 brasileiros entre 18 e 25 anos e o resultado foi:
- 12,5% relataram que não cumprem o tempo acordado de expediente, chegando atrasados e saindo mais cedo;
- 4,35% admitiram que, caso surja uma nova tarefa próximo ao horário de saída do trabalho, deixam para outra pessoa fazer;
- 25% afirmaram também que concordam que os jovens da mesma faixa etária costumam fazer exatamente o que foram contratados para fazer, sem se esforçar para além disso.
Mas o que leva a geração Z a se sentir assim? A pesquisa chegou a fazer uma comparação com a geração anterior, dos millennials, no qual jovens provaram serem mais esforçados quando o assunto é trabalho.
As pessoas ouvidas tinham entre 35 e 40 anos e, entre eles, apenas 3% relataram não costumar cumprir a jornada de trabalho acordada, enquanto 1% assumiu que não realiza as tarefas passadas no final do expediente. Além disso, 16% dos ouvidos relataram a preferência por exceder o horário de trabalho para cumprir as tarefas.
Vale mencionar também que a geração Z também é afetada pela forma como a tecnologia molda seu comportamento. Acostumados a ter acesso rápido e fácil a informações, entretenimento e comunicação, eles tendem a ser mais impacientes, ansiosos e dispersos.
Em resumo, precisam de estímulos constantes para manter o foco e a produtividade. Eles também valorizam a flexibilidade de horário, modalidade de trabalho remoto ou híbrido, que lhes permite conciliar melhor suas atividades pessoais e profissionais.
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas2 dias atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo2 dias atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia2 dias atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp