Conecte-se conosco

Economia

Gestantes com gravidez de risco podem ter direito ao auxílio-doença

A gravidez de risco é aquela que põe a mãe e o bebê em situações delicadas, deixando a vida dos dois em perigo. Saiba mais!

Publicado

em

Esteja atenta aos seus direitos! Saiba mais sobre o benefício que garante o afastamento do trabalho para a gestante tomar os cuidados necessários em caso de gravidez de risco.

A gravidez pode seguir normalmente durante 9 meses, mas infelizmente algumas mamães têm ficam surpresas ao saber que a gestação poderá ser de risco. Nesse momento de grande espera pela chegada do bebê, as preocupações da gravidez podem ser amenizadas pelo benefício do auxílio doença.

A gravidez de risco é aquela que põe a mãe e o bebê em situações delicadas, deixando a vida dos dois em perigo. Além de ser uma condição grave, a mulher tem suas atividades diárias reduzidas e será necessário abrir mão de muita coisa, até mesmo do trabalho.

Sintomas da condição de risco

É importante estar sempre em contato com seu médico especialista para conscientizar sobre alguns sintomas que podem indicar a gravidez de risco. Alguns deles são tonturas excessivas, sangramentos, contrações antes da hora e desmaios frequentes. Por esses motivos a mulher precisa de muitos cuidados, e passa a ter direito ao auxílio doença, além do salário maternidade.

Auxílio doença para gestantes de risco

O auxílio por incapacidade temporária, comumente conhecido como auxílio doença, é um benefício pago pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). É pago a trabalhadores que estão incapacitados de trabalhar por mais de 15 dias, e vale para doenças e acidentes.

Para as gestantes que estão passando por uma gravidez de alto risco, o benefício poderá ser solicitado quando o médico especialista indicar o repouso, internação ou até isolamento para prosseguir com a gravidez. Por conta disso, as mamães também são afastadas do ambiente de trabalho.

Requisitos para o auxílio doença de gestantes

Existem alguns requisitos para conseguir o benefício:

  • Incapacidade temporária (mais de 15 dias) para trabalhar, e também é preciso comprovar os problemas de saúde através de laudos médicos, juntamente com a perícia do INSS;
  • Possuir carência de 12 meses (1 ano), ou seja, ter contribuído por pelo menos 12 meses para o INSS;
  • A qualidade de segurado também é importante para o requerimento.

Carência da gravidez de alto risco

A TNU (Turma Nacional de Uniformização dos Juizados Especiais Federais) firmou a tese de que a gravidez testada clinicamente por alto risco terá a carência dispensada para os receber o auxílio doença.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS