Criptomoedas
Golpe cripto à vista? Corretora some, dinheiro dos clientes também!
Entenda qual é o possível novo golpe envolvendo criptomoedas e saiba quais foram os prejuízos dos clientes. Spoiler: milhões!
Desde que o mundo é mundo, existem pessoas tentando ganhar vantagens em cima do prejuízo de outras. Agora, com tanta modernidade e tecnologia, infelizmente, não teria como ser diferente. Em um caso recente, uma corretora de criptomoedas sumiu com o equivalente a US$ 15 milhões dos clientes.
O mais assustador é que, em questão de minutos após roubar os valores investidos pelos clientes, a corretora prontamente excluiu todas as redes sociais, impedindo qualquer tipo de contato entre os investidores e a empresa. Entenda melhor o caso logo a seguir.
Corretora pega dinheiro de investidores e exclui redes sociais
A plataforma em questão foi a Swaprun, uma corretora de criptomoedas descentralizada, abreviada como DEX.
Esse movimento inesperado pode ser caracterizado como um esquema de rug pull (puxão de tapete, em tradução). Após sumir com o dinheiro dos clientes, a criptomoeda da própria Swaprun derreteu totalmente dentro de horas.
Além de ser uma operadora de criptomoedas descentralizada, a Swaprun também contava com um ecossistema de pools de liquidez, onde os clientes podiam depositar criptomoedas para serviços de stake.
No entanto, o golpe era totalmente inesperado, já que a empresa havia passado por uma auditoria recente, ainda no início do ano de 2023, realizada pela empresa Certik.
Apesar de ter excluído todas as redes sociais, o site principal da corretora ainda estava no ar, pelo menos, até o dia 19 de maio. No entanto, o site estar ou não em funcionamento é indiferente, já que a plataforma não possui mais qualquer tipo de liquidez.
Esse caso recente é muito semelhante a outro golpe praticado com a criptomoeda Merlin, mas não existem quaisquer indícios sobre serem – ou não – as mesmas pessoas os responsáveis pelas fraudes.
O que espanta é a quantidade desse tipo de prática fraudulenta e ilícita, que só vem crescendo com o passar dos anos no país.
Para se manter seguro, é preciso conferir todas as informações sobre uma criptomoeda alternativa, buscando outros investidores experientes na área e opiniões diferentes sobre a credibilidade do negócio, principalmente antes que realizar um investimento expressivo.
-
Cotidiano2 dias atrás
Nem pense em batizar seu filho assim: 100 nomes que são proibidos no Brasil
-
Tecnologia21 horas atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Criptomoedas24 horas atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Tecnologia1 dia atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Mundo1 dia atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Finanças2 dias atrás
Como reconhecer a moeda de 25 centavos que pode valer até 900x mais?
-
Tecnologia23 horas atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Finanças2 dias atrás
Dá para ganhar dinheiro com a nova IA do WhatsApp? Veja do que ela é capaz