Empresas
Golpe do código! Motoristas da Uber usam chat do app para fraudar corridas; Fique atento
Se você é usuário do aplicativo da Uber, é importante estar atento a esta nova possibilidade de golpe. Alguns motoristas cadastrados na plataforma estão praticando o chamado “golpe do código de segurança”.
Essa modalidade, basicamente, funciona da seguinte forma: antes de chegar ao local indicado para pegar o passageiro, eles usam o chat do app para perguntar ao usuário qual seria o código de segurança da corrida.
Se o passageiro enviar o número, os motoristas conseguem iniciar a viagem com antecedência e gerar um valor mais alto a ser pago por ela.
Ferramenta de segurança
Esse número é o U-Código, conhecido também como código de verificação. Trata-se de uma ferramenta da Uber para dar mais segurança às corridas.
Ela pode ser ativada pelo próprio usuário direto nas configurações do app. Dessa forma, toda vez que você solicitar uma nova corrida, aparecerá na tela um código diferente, com quatro dígitos.
Dica importante!
A Uber confirmou que existem alguns casos de fraude relacionadas a esse recurso, mas que está empenhada em criar meios para que esse tipo de coisa aconteça.
O certo a se fazer é comunicar o U-Código verbalmente, no momento da chegada do carro, e não pelo chat, com antecedência, pois isso faz com que o motorista não consiga iniciar a corrida antes.
Sobre o fato, a Uber orienta:
“Reforçamos em comunicações que, para que o código de verificação cumpra seu papel, é importante que a pessoa não compartilhe os quatro dígitos com o motorista antes que ele chegue ao ponto de embarque. Isto é, o código não deve ser compartilhado.”
Vale a pena, ainda, ficar atento a possíveis desculpas utilizadas pelos motoristas para que você informe o número. Eles podem alegar, por exemplo, que o aplicativo não está funcionando ou que não conhecem bem a região e deseja ter acesso ao trajeto. Tudo, no entanto, não passa de estratégia para enganar o passageiro.
Comunicação
Diante da confirmação de algumas ocorrências, a Uber enviou um e-mail para a base de clientes no dia 11 de julho. A empresa explicou o funcionando do U-Código e deu algumas orientações.
“Caso a pessoa acredite ter sido vítima de crime cometido pela outra parte, a empresa encoraja que sejam acionadas as autoridades competentes. A Uber possui uma equipe formada por ex-policiais e um time de resposta a autoridades prontos a colaborar com as investigações, na forma da lei.”

-
Finanças11 horas atrás
Se uma pessoa solteira e sem filhos falece, para onde vai a herança?
-
Tecnologia24 horas atrás
Alerta digital: novo vírus Android invade celular e clona cartões
-
Política1 dia atrás
STF promove mudanças significativas em regras de herança e promoções públicas
-
Moedas14 horas atrás
Moeda mais valiosa do mundo não é o dólar: veja o ranking das mais fortes
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Deixar de bater ponto pode impactar o salário? Conheça regras e soluções
-
Finanças1 dia atrás
Quando o Pix Automático é a melhor opção de pagamento?
-
Criptomoedas1 dia atrás
Nem o Trump resistiu: criptomoedas já são a maior parte do dinheiro dele
-
Perfis1 dia atrás
Preta Gil: qual o valor do patrimônio e quem fica com a herança da artista?