Conecte-se conosco

Bancos

Golpe do dinheiro esquecido no BC: não caia na armadilha

Anúncios suspeitos estão redirecionando pessoas para apps que exigem pagamento para que a consulta do saldo seja efetuada.

Publicado

em

Atenção, correntistas! O Banco Central alerta para um falso aplicativo que promete verificar valores a receber em contas bancárias antigas e/ou abandonadas, o já conhecido “dinheiro esquecido”. Assim, todo cuidado é pouco nesse quesito.

A plataforma criminosa opera por meio de anúncios nas redes sociais e vem atraindo diversos usuários incautos, principalmente idosos. O texto geralmente é acompanhado de um link que, supostamente, leva à checagem dos valores a serem recebidos.

Ao clicar no link, a vítima é redirecionada para outra página da web, onde lhe é cobrada uma quantia para a realização do serviço. É importante lembrar que esse tipo de consulta só pode ser feito por meio da página oficial do Banco Central, e nenhum valor é cobrado por isso.

Como o golpe acontece?

Como mencionado anteriormente de forma superficial, o aplicativo falso não é gratuito e cobra para, supostamente, realizar a checagem de quantias esquecidas a serem recebidas. Além disso, também são feitas cobranças para efetuar o resgate do dinheiro.

De acordo com a Agência Brasil, a plataforma criminosa já foi retirada do ar na Google Play Store. A Meta, empresa responsável pela gestão e cuidado do sistema, ainda não se pronunciou sobre o ocorrido. O Banco Central, por sua vez, alegou em comunicado oficial que não envia nenhum tipo de e-mail ou links para correntistas.

“O Banco Central alerta que não envia e-mails nem links. Ninguém está autorizado a entrar em contato com o cidadão em nome do Banco Central ou do Sistema Valores a Receber. Além disso, o cidadão não deve fazer qualquer tipo de pagamento para ter acesso aos valores”, diz a nota.

Ainda de acordo com a autarquia, se alguém foi lesado neste tipo de fraude, deve procurar imediatamente as autoridades policiais para registrar um boletim de ocorrência. Em seguida, é recomendável que a pessoa busque o banco ou a operadora de cartão de crédito para comunicar o ocorrido e solicitar o estorno do valor perdido.

Bruna Machado, responsável pelas publicações produzidas pela empresa Trezeme Digital. Na Trezeme Digital, entendemos a importância de uma comunicação eficaz. Sabemos que cada palavra importa e, por isso, nos esforçamos para oferecer conteúdo que seja relevante, envolvente e personalizado para atender às suas necessidades. Contato: bruna.trezeme@gmail.com

Publicidade

MAIS ACESSADAS