Tecnologia
Google é negligente com transparência no Brasil; entenda!
Ao que tudo indica, o Google é extremamente negligente com o Brasil no que se refere à transparência. Confira aqui!
O coletivo Intervozes e o movimento Sleeping Giants fizeram uma notificação para a BlackRock, a segunda maior acionista da Alphabet, dona do Google. Nesse documento, eles solicitam à empresa que explique porque, somente no Brasil, o Google é tão negligente no que refere-se ao uso dos seus serviços de publicidade para o impulsionamento dos ataques relativos ao sistema eleitoral brasileiro e às políticas ambientais.
Leia mais: Google e Apple serão investigadas por rastreamento abusivo; entenda!
Nesse sentido, no último dia 23 de junho, o Google passou a fazer a divulgação, através de um relatório, de parte das pessoas que pagam anúncios políticos na busca e no Youtube. No entanto, diferentemente de outros países, os critérios selecionados excluem os candidatos a cargos estaduais e municipais, o que, em tese, é estarrecedor, levando em consideração que grande parte desses recursos voltados à publicidade são pagos com verba pública, como o Fundo Eleitoral e o Fundo Partidário e verbas de gabinete.
“Grande parte do impulsionamento de conteúdos com ataques ao sistema eleitoral e aos povos tradicionais, por exemplo, são feitos por políticos nas esferas municipal e estadual”, diz o movimento Sleeping Giants em nota. Outra questão levantada é que, em um comparativo, nos Estados Unidos da América, por exemplo, é possível fazer a verificação não somente dos anúncios para cargos estaduais, como os que abordam o “referendo, uma iniciativa ou uma proposta qualificada para ser votada no estado em questão”.
No entanto, no Brasil, essa dimensão de uso é inexistente. Não obstante, levando essas questões em consideração, a Sleeping Giants, fez a denúncia à BlackRock, dizendo que as atividades do Google no Brasil estão na contramão dos princípios internacionais expressos no Pacto Global da ONU e com os Princípios Orientadores da entidade voltados à negócios e aos direitos humanos.
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas1 dia atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo1 dia atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp