Carreira
Google revela: Seguir a paixão na carreira pode não ser o melhor caminho
Provavelmente, você já ouviu o famoso conselho para “seguir sua paixão” em relação à profissão que deve buscar para si, não é verdade? No entanto, conforme o pesquisador de experiência do usuário do Google, Oliver Siy, esse conselho pode não ser a melhor opção para todos.
Siy é o principal autor de uma pesquisa, recentemente publicada na revista Psychological Science, onde foram examinadas as teorias implícitas de interesse — a ideia de que os interesses pessoais são relativamente desenvolvidos (teoria do crescimento) ou fixos (teoria fixa).
De acordo com os dados obtidos, quando os estudantes e adultos foram aconselhados a seguir a paixão, foram escolhidos campos mais consistentes com o que era esperado de seu gênero, o que pode acabar sendo extremamente sexista.
Isso porque as mulheres optaram por empregos na área da saúde ou nas artes, enquanto os homens foram atrás de carreiras em negócios e ciência. Um pouco estereotipado demais, principalmente para o momento em que vivemos, não acha?
Desse modo, a pesquisa foi capaz de apontar que o conselho de seguir a paixão em relação à profissão pode acabar limitando as escolhas de carreira das pessoas e contribuindo para a escassez de mulheres no campo STEM, sigla em inglês para ciência, tecnologia, engenharia e matemática.
Então, se não aconselhar a seguir a paixão, qual deve ser o conselho? Na verdade, Siy sugere que cada um deve se concentrar e se dedicar para desenvolver os interesses ao longo do tempo, e não tentar encontrar uma paixão que já exista e se submeter a trabalhar com algo relacionado a ela.
Resumidamente, o conselho popular de “seguir sua paixão” na carreira não é, nem de longe, o mais adequado para todos. Claro que em alguns casos, pode funcionar, mas não é a máxima que aparenta ser. De acordo com Oliver Siy, o principal é descobrir o que te encanta com o passar do tempo e explorar diferentes opções de carreira.

-
Tecnologia2 dias atrás
Não caia nessa! 3 mensagens que podem ser golpes disfarçados no WhatsApp
-
Mercado de Trabalho1 dia atrás
Quando um trabalhador tem direito ao adicional por insalubridade?
-
Tecnologia2 dias atrás
Ferramenta expõe dados de contato no LinkedIn e preocupa usuários
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Brasil é o 6º país que mais adota trabalho remoto no mundo; veja o ranking
-
Agronegócio1 dia atrás
Cróton: conheça a rotina de cultivo ideal para essa planta
-
Curiosidades2 dias atrás
Patrimônio de José Mujica: quanto o ‘presidente mais pobre do mundo’ deixou?
-
Curiosidades2 dias atrás
Buffett promete doar 99% de sua fortuna — veja quem será beneficiado
-
Investimentos23 horas atrás
O que o Fundo Garantidor de Crédito não cobre: veja os investimentos fora da proteção