Conecte-se conosco

Agronegócio

Ciência e natureza: Plantas com genes aprimorados para combater pragas!

Um grupo de cientistas valencianos descobriu uma forma de modificar os genes de uma planta para que ela não atraia mais mariposas.

Publicado

em

Inúmeros insetos assolam as plantas diariamente em seus habitats naturais, e, por conta disso, os agricultores acabam tendo que espantar todos eles com a ajuda dos agrotóxicos. No entanto, esses produtos químicos são extremamente prejudicais à saúde humana.

Sendo assim, um grupo de cientistas valencianos descobriu uma forma de modificar os genes de uma planta para espantar as mariposas. A espécie em foco foi a Nicotiana Benthamiana, pertencente à família do tabaco. Segundo o pesquisador Rubén Mateos, a planta escolhida é muito utilizada em laboratório, por ser manejável.

A descoberta feita pelos cientistas

Através da aplicação de técnicas avançadas de engenharia genética, o grupo incorporou genes de mariposas na planta, estabelecendo um caminho metabólico capaz de “produzir feromônios femininos”.

Após a produção da substância, a planta cria uma espécie de nuvem de feromônios capazes de deixar os machos afastados das fêmeas, pois elas não conseguem chamá-los. Segundo Elena Moreno, uma das escritoras do artigo, as pragas não se desenvolvem dessa forma. Segundo ela:

“Fora das plantações, a espécie continua a viver bem, então também evitamos danos colaterais de outros pesticidas ou outras armadilhas.”

Os pesquisadores também revelaram que apenas uma espécie é afetada por conta do hormônio, sendo ela a mais prejudicial para as lavouras.

A alteração genética feito pelos cientistas foi feita por meio de uma bactéria, e Rubén Mateos relata:

“O que fazemos é introduzir um tipo de Agrobacterium com os genes específicos que queremos para que infecte as células de uma folha.”

Pesquisa ainda poder ser trabalhada

A pesquisadora Elena complementa:

“O que estamos propondo é uma forma de expressar esses genes apenas quando quisermos. A ideia é que as plantas só possam emitir esses feromônios quando atingirem um nível ótimo de crescimento.”

Além disso, os cientistas revelaram que a pesquisa ainda pode ser trabalhada para combater outros tipos de pragas existentes e que o método também pode ser utilizado em cochonilhas.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS