Conecte-se conosco

Agronegócio

Gosta de jaca? Veja o passo a passo de como realizar o cultivo dessa fruta

Conhecida por seu fácil cultivo, a jaca é uma fruta que cresce a partir da árvore tropical e possui diversos benefícios para a saúde.

Publicado

em

A jaca é uma fruta nativa do sudeste da Ásia e é considerada a maior fruta da terra. As jaqueiras frutíferas podem viver cerca de 100 anos e requerem alguns cuidados básicos para se manterem saudáveis. Dito isto, se você plantar em um local com muito espaço, luz solar direta e rega regular, você cultivará uma árvore frutífera saudável com ótimos resultados.

Conhecida por seu fácil cultivo, a jaca é uma fruta que cresce a partir da árvore tropical e possui diversos benefícios para a saúde. Seu fruto, destaca-se por sua doçura marcante e textura polpuda utilizada para compor uma variedade de pratos.

Além disso, a jaca contém cálcio, fibras, fósforo, ferro e vitaminas do complexo B, ideais para o nosso organismo. Por isso, hoje vamos mostrar como cultivar esse famoso fruto e como consumi-lo da melhor forma. Confira!

Como cultivar

Para realizar o cultivo, você vai precisar de sementes, oriundas da própria fruta ou que se pode adquirir em lojas de jardinagem. Coloque as sementes de molho na água por 24 horas antes do plantio, para acelerar a germinação. Depois, siga o passo a passo abaixo.

  • Primeiro, escolha um vaso com drenagem e adicione adubo orgânico;
  • Depois, faça buracos e coloque três sementes, uma em cada buraco;
  • Em seguida, cubra os buracos e as sementes com adubo;
  • Por fim, regue o solo.

Regue diariamente para manter o solo úmido, mas lembre-se de não o deixar encharcado. Coloque o vaso sob luz solar direta para que as mudas recebam luz solar e se desenvolvam bem.

Três ou quatro semanas após o plantio, as sementes brotarão. Então escolha a muda mais saudável e a transplante para um vaso maior.

Como utilizar

A jaca pode ser utilizada para produzir sorvetes, geleias, licores, sucos e polpa congelada. Suas sementes podem ser torradas ou cozidas na forma de farinha depois de moídas, para que possam ser utilizadas, por exemplo, no preparo de biscoitos.

Agora que você sabe como realizar o plantio de maneira correta e como consumir esse fruto, que tal iniciar o seu próprio cultivo?

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS