Conecte-se conosco

Política

Governo de Lula pode ajudar a Venezuela?

Um importante diploma de grande influência nas políticas do Brasil comentou o que pode-se esperar da relação Brasil-Venezuela.

Publicado

em

Ricardo Zúnica é um importante formulador de políticas para o Brasil. Em uma entrevista à Folha de S. Paulo, o principal subsecretário nos assuntos ocidentais afirma que a expectativa dos Estados Unidos é que o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), tome caminhos que melhorem as condições da democracia venezuelana.

O primeiro passo foi dado: Lula convidou Nicolas Maduro para o evento de sua posse em Brasília.

Zúnica reflete que uma estabilidade na Venezuela também é um interesse do Brasil, visto que pode haver benefícios. Além disso, ele também enfatiza a necessidade de haver uma política extremamente ativa que envolva todas as questões mundiais possíveis, desde o clima à segurança.

Se essa estabilidade for vista no governo venezuelano e, posteriormente, houver eleições livres e justas, um dos benefícios do Brasil será o declínio dos malefícios que o ambiente sofre devido às minerações ilegais na fronteira entre Brasil e Venezuela.

Portanto, esse seria um interesse comum entre o Brasil e a Venezuela, visto que outras ações ilícitas também são consequências desse minério.

Uma Venezuela democrática representaria um país bem-sucedido, característica esta que o país está longe de alcançar, pois, afinal, ou se é estável ou se vive em um sistema ditador.

Apesar dos protestos anti-democráticos após a vitória de Lula, Zúnica afirma que confia nas instituições brasileiras e acredita que o processo de transição seguirá a vontade do povo. Ele lembrou políticas dos governos petistas anteriores e disse que está ansioso para que o Brasil volte a ser ativo numa escala global.

A relação do Brasil com a China também foi um ponto observado. Há uma expectativa de que o Brasil desenvolva maneiras que façam a China apoiar a ordem mundial e suas respectivas exigências.

Como a liberdade americana é um desejo de muitos brasileiros, é certo dizer que como o Brasil é fortemente democrático, ele acaba se tornando um ótimo aliado para os Estados Unidos, principalmente pelo fato de que o autoritarismo está em ascensão em diversos territórios.

Já era esperado que os Estados Unidos iriam manter a neutralidade em relação ao resultado das eleições presidenciais no Brasil e que o país estava preparado para trabalhar com aquele que ganhasse as eleições.

Com a vontade do povo sendo soberana e o resultado das urnas sendo respeitado, a capacidade do Brasil em exercer sua democracia fica fortalecida.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS