Mundo
Governo de Portugal terá ‘super site’ e ‘super app’
País está modernizando suas comunicações.
O governo de Portugal planeja lançar um portal online unificado sob a marca gov.pt, que integrará todos os serviços digitais públicos atualmente dispersos por mais de 300 sites de diferentes ministérios e organismos. Posteriormente, está prevista também a criação de uma aplicação móvel com os mesmos objetivos.
O novo portal está programado para ser lançado em setembro próximo, com uma apresentação oficial ao público já nesta semana durante o festival NOS Alive.
Além de consolidar os serviços online do Estado, o novo portal também permitirá o acesso ao histórico das interações realizadas pelos cidadãos. “Por exemplo, interações relacionadas com o IMT ou o IMI, realizadas na repartição das Finanças X, junto com o telefonema que fizeram”, explicou a ministra. Tudo isso será feito “sempre com o objetivo de facilitar a interação do Estado com as pessoas”.
Portugal
Após o lançamento do portal, está prevista a criação de um aplicativo móvel que concentrará diversos serviços oferecidos pelo Estado aos cidadãos.
Atualmente, os cidadãos já têm acesso ao portal ePortugal, onde podem realizar diversos serviços online públicos, como a renovação da Carta de Condução ou do Cartão de Cidadão.
Super site e super app
Um “super site” geralmente se refere a um site ou portal na internet que oferece uma ampla gama de serviços, conteúdos ou funcionalidades integradas em um único lugar. Esses sites são projetados para serem abrangentes e facilitar o acesso a informações ou serviços variados sem que o usuário precise navegar por múltiplos sites diferentes.
Já um super app é um aplicativo móvel que oferece uma ampla gama de serviços e funcionalidades integradas em um único lugar, geralmente dentro de um ecossistema digital unificado. Esse termo se popularizou com o crescimento de aplicativos que expandiram suas ofertas além de uma única funcionalidade básica para incluir diversos serviços adicionais, como pagamentos, compras online, entrega de alimentos, serviços de transporte, entre outros.
Exemplos conhecidos de super apps incluem o WeChat na China, que além de mensagens instantâneas, oferece serviços como pagamentos móveis, compras online, reservas de viagens, entre outros; e o Grab, no Sudeste Asiático, que começou como um serviço de reserva de carros e agora inclui pagamentos, entrega de alimentos, entre outros serviços.

-
Tecnologia2 dias atrás
Não caia nessa! 3 mensagens que podem ser golpes disfarçados no WhatsApp
-
Mercado de Trabalho1 dia atrás
Quando um trabalhador tem direito ao adicional por insalubridade?
-
Tecnologia2 dias atrás
Ferramenta expõe dados de contato no LinkedIn e preocupa usuários
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Brasil é o 6º país que mais adota trabalho remoto no mundo; veja o ranking
-
Agronegócio24 horas atrás
Cróton: conheça a rotina de cultivo ideal para essa planta
-
Curiosidades2 dias atrás
Patrimônio de José Mujica: quanto o ‘presidente mais pobre do mundo’ deixou?
-
Curiosidades2 dias atrás
Buffett promete doar 99% de sua fortuna — veja quem será beneficiado
-
Investimentos22 horas atrás
O que o Fundo Garantidor de Crédito não cobre: veja os investimentos fora da proteção