Conecte-se conosco

Economia

Governo deseja linha de crédito consignado para beneficiários do novo Bolsa Família

Medida que prevê a criação de uma linha de crédito consignado para inscritos no Bolsa Família está em análise.

Publicado

em

A reformulação do Bolsa Família está cada vez mais iminente, e o governo federal pode anunciar outras mudanças que vão além dos valores e do número de aprovados. O plano é criar uma linha de crédito consignado para que os beneficiários programa possam contratar empréstimos.

Veja também: Bolsonaro apresenta novo Bolsa Família e PEC dos precatórios à Câmara

Enquanto o Ministério da Cidadania defende a medida como uma alternativa a pessoas carentes a empréstimos informais, especialistas temem que ela pode aumentar o endividamento de famílias de baixa renda.

A proposta, que ainda está em fase de análise, prevê uma margem de 20% do valor do benefício social para contratação de crédito. O dinheiro seria liberado por meio da Caixa Econômica Federal no primeiro momento, podendo ser ampliado para outros bancos estatais posteriormente.

Nessa modalidade de empréstimo, o valor da parcela é descontado direto do benefício do cidadão, praticamente zerando o risco de inadimplência. Com isso, o banco consegue oferecer taxas de juros reduzidas e condições especiais de pagamento.

O governo argumenta que o acesso da população ao microcrédito e mau uso de fundos garantidores criados para bancar casos de inadimplência estão travados atualmente.

Além do crédito consignado, o Bolsa Família deve incluir milhões de novos beneficiários, passando de 14,69 milhões para cerca de 17 milhões de famílias atendidas já no próximo ano.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS