Conecte-se conosco

Ações, Units e ETF's

Governo federal e Eletrobras ficam mais perto de acordo que evite reestatização

Companhia foi desestatizada na metade de 2022.

Publicado

em

O governo federal e a Eletrobras (ELET3; ELET6) podem estar mais perto de um acordo que evite a reestatização da companhia. A informação é da colunista Raquel Landim, da CNN Brasil.

De acordo com o grupo de mídia, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, teria sugerido ao presidente Lula, durante viagem à França, que a Eletrobras poderia aumentar os repasses para a Conta de Desenvolvimento Energético (CDE), antecipando compromissos assumidos no processo de privatização, de forma a permitir uma redução da conta de luz dos consumidores.

Também traz que a proposta “soou como música aos ouvidos”. A Eletrobras tem o compromisso de aportar cerca de R$ 32 bilhões na CDE ao longo de 25 anos, sendo que os primeiros R$ 5 bilhões foram aportados no ano passado.

Eletrobras (ELET3; ELET6): destituição

No dia 3 de julho a Eletrobras comunicou a destituição de João Carlos de Abreu Guimarães da vice-presidência de comercialização, poucos meses após ele ter sido contratado. O CEO, Wilson Ferreira Jr., assume temporariamente o cargo.

Acontece que uma denúncia de suposta fraude em fundos administrados pela gestora de ativos do Grupo Delta Energia respingou na Eletrobras.

De acordo com o Valor Econômico, o caso veio à tona após o jornalão ter acesso a denúncia de supostas fraudes envolvendo as comercializadoras Beta e Zeta, criadas a partir de captações de fundos com os mesmos nomes pela gestora de ativos da Delta. Guimarães era o presidente do fundo Beta desde sua criação, em 2017, mas deixou o grupo para assumir o cargo na Eletrobras em abril deste ano.

Entre os documentos que foram anexados à denúncia – e que o Valor teve acesso -, estão contratos que foram apontados pelo denunciante como contendo a assinatura de Guimarães. Por meio de sua advogada, Claudia Securato, do escritório Securato e Abdul Ahad Advogados, o executivo se manifestou.

Redatora. Formada em Técnico Contábil e Graduada em Gestão Financeira. Contato: simonillalves@gmail.com.

Publicidade

MAIS ACESSADAS