Conecte-se conosco

Economia

Governo Federal pode liberar o financiamento da casa própria sem complicações; confira

A nova proposta do Governo poderá utilizar depósitos futuros do FGTS do trabalhador brasileiro para expandir a linha de crédito no financiamento de casas.

Publicado

em

Mudança das regras da Casa Verde Amarela; entenda sobre! (21/03)

A nova aposta do Governo federal poderá facilitar a compra da casa própria através do financiamento. A proposta foi elaborada pelo Ministério de Desenvolvimento Regional (MDR) e irá funcionar como se fosse um empréstimo consignado que fará uso do Fundo de Garantia para aumentar a linha de crédito do financiamento.

Apesar da aparente proposta de uma grande conquista, especialistas indicam que esta pode ser uma forma de prejudicar a estabilidade financeira dos assalariados.

Eduardo Filho, especializado em educação financeira, diz que essa mudança de financiamento de moradia pode representar altos riscos aos beneficiados e está fora do planejamento financeiro de quem tem o FGTS como uma reserva financeira: “a pessoa já ganha pouco e vai comprometer algo que ainda nem recebeu. Então, deve ser analisado com bastante prudência”, afirma o especialista em finanças.

“Só vale caso a pessoa faça um planejamento financeiro que garanta que ela terá o valor das parcelas em caso de demissão inesperada”, afirma o economista e analista da CNPI Fábio Louzada.

Até o momento, o plano do Governo é utilizar depósitos futuros do FGTS para conceder ao trabalhador a ampliação de pagamento. O MDR propõe que esse financiamento ocorra pelo programa social Casa Verde e Amarela, anteriormente conhecido como Minha Casa, Minha Vida, custeado pela Caixa Econômica Federal. Segundo a proposta do MDR, o FGTS irá funcionar como uma possibilidade.

“Caso o beneficiário opte pela utilização dos depósitos futuros de FGTS, não haverá mudança na taxa de juros do financiamento habitacional, uma vez que os juros do programa são fixos”, explicou o MDR ao ter a proposta questionada.

Quem pode utilizar o FGTS para financiamento imobiliário

A nova proposta do MDR é para financiar casas com Fundo de Garantia que o trabalhador ainda não recebeu. No entanto, é totalmente possível financiar um imóvel fazendo uso do FGTS, e existem diferentes linhas de créditos que possibilitam o trabalhador de conquistar a casa própria.

Alguns bancos no Brasil aceitam o financiamento pelo Fundo de Garantia, sendo a negociação através do Sistema Financeiro da Habitação (SFH). O prazo para a quitação do financiamento de imóvel pode chegar a 35 anos, e o valor das parcelas não pode passar de 30% da renda do trabalhador. Para confirmar a possibilidade, é preciso passar por uma avaliação financeira proposta pelo banco.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS