Conecte-se conosco

Economia

Governo prepara medida para ampliar acesso a crédito barato para trabalhadores

Afirmações de Haddad.

Publicado

em

Ministro Haddad fala em rádio.

Durante a abertura do 100º Encontro Nacional da Indústria da Construção (Enic), dia 8, em São Paulo, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, revelou que o governo federal está elaborando uma nova medida para facilitar o acesso do trabalhador a linhas de crédito com juros mais baixos. Segundo ele, a proposta busca conciliar o direito dos cidadãos a crédito acessível com a necessidade de preservar os recursos da poupança nacional para fomentar investimentos.

“Sem querer antecipar medidas, mas estamos construindo uma solução muito elegante, que preserva o direito do trabalhador a crédito barato — isso é um direito do cidadão — mas, ao mesmo tempo, reserva o estoque de poupança para fomentar o investimento”, afirmou Haddad, sinalizando que novidades devem ser anunciadas em breve.

De acordo com o ministro, o governo está trabalhando para encontrar um equilíbrio entre as demandas individuais por crédito e os desafios macroeconômicos. “Há vários imprevistos e anseios de consumo que têm que ser suportados por linhas de crédito adequadas”, disse. Ele também ressaltou que, apesar da qualificação das equipes técnicas do governo, nem sempre é possível conhecer toda a realidade enfrentada pela população.

Crédito barato para trabalhadores

Haddad mencionou ainda as dificuldades impostas por fatores externos, como as recentes declarações do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre a imposição de novas tarifas comerciais. “Tem coisas que ainda estão na mesa para a gente negociar, sobretudo alguns desafios externos que foram colocados desde a semana passada, e vamos tentar, juntos, enfrentá-los.”

A cerimônia de abertura do Enic contou também com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, além dos ministros Rui Costa (Casa Civil) e Jader Barbalho Filho (Cidades), do presidente do Supremo Tribunal Federal, Luís Roberto Barroso, do advogado-geral da União, Jorge Messias, e do presidente da Caixa Econômica Federal, Carlos Vieira.

O Enic é promovido dentro da programação da Feicon, principal feira da construção civil do país, que acontece até sexta-feira (11), no São Paulo Expo. A expectativa dos organizadores é receber mais de 100 mil visitantes ao longo dos quatro dias de evento, que reúne mais de mil marcas expositoras.

(Com Agência Brasil).

Redatora. Formada em Técnico Contábil e Graduada em Gestão Financeira. Contato: simonillalves@gmail.com.

Publicidade

MAIS ACESSADAS