Política
Governo publica medida provisória para corrigir lei sancionada
A medida provisória tornou-se necessária para diminuir o impacto do crédito tributário para aqueles que fizessem a aquisição de determinado produto.
No dia 18 de maio de 2022, o Governo Federal publicou uma medida provisória que visa corrigir um equívoco cometido na lei que desonerou os tributos federais acerca do diesel, biodiesel, gás de cozinha e querosene de aviação.
Veja também: Governo lança Medida Provisória que trata do Teletrabalho
Em vista disso, a legislação que foi sancionada sem o veto do atual presidente, Jair Bolsonaro (PL) em março, continha um risco significativo para os cofres públicos que, em tese, possuía a capacidade de levar ao Executivo a superar suas previsão de perda de arrecadação a partir da renúncia fiscal.
Dessa forma, o texto publicado não somente zerava o PIS e Cofins sobre o combustível, como também acabava gerando um crédito tributário para aqueles que fizessem a aquisição do produto, e é devido a essa dinâmica que o impacto fiscal poderia vir a ser maior do que foi anunciado, efetivamente.
Dessa forma, de acordo com a assessoria da Secretaria-Geral da Presidência da República, fez o comunicado de que será divulgado no Diário Oficial da União no dia 18 de maio de 2022, a alteração na lei para evitar essa perda de arrecadação.
Não obstante, é válido destacar que esse corte seria uma forma de tentar amenizar o impacto do preço dos combustíveis na bomba devido aos aumentos estratosféricos que a Petrobras vem impondo à população.
Destarte, o trecho da medida foi visto como “problemático” pelo governo foi feito pelo relator, senador Jean Paul Prates (PT-RN). De acordo com Prates, “o Ministério da Economia teve diversas oportunidades de identificar problemas no texto, e vários outros trechos foram adequados em prol do acordo. O fato do trecho em questão não ter recebido veto sinaliza que o risco em questão não foi considerado relevante pelo próprio Poder Executivo“.

-
Finanças1 dia atrás
Mesmo negativado, você pode pedir empréstimo pelo WhatsApp
-
Economia21 horas atrás
Governo altera Bolsa Família e intensifica controle familiar
-
Empresas2 dias atrás
Quais os direitos dos passageiros da Voepass após o fim das operações da empresa?
-
Empresas1 dia atrás
20 startups brasileiras estão bombando e chamaram a atenção do LinkedIn
-
Carreira1 dia atrás
Sem dívidas nem chefe: o que estudar agora para ter independência financeira até 2030?
-
Economia11 horas atrás
Quais benefícios do INSS podem ser acumulados? Veja a lista
-
Agronegócio7 horas atrás
Descubra o segredo para fazer e replantar mudas de zamioculca do jeito certo
-
Economia4 horas atrás
Está de malas prontas? Saiba como o novo IOF impacta viagens internacionais e o que fazer agora