Agronegócio
Grã-Bretanha vai ofertar vistos de emergência para ‘salvar’ abate de suínos
Êxodo de trabalhadores e açougueiros durante a pandemia agravou o setor
A pandemia da Covid-19 desencadeou um êxodo de trabalhadores do Leste Europeu, deixando cerca de 120.000 porcos esperando para serem abatidos, de acordo com a National Pig Association. Para evitar o abate em massa, a Grã-Bretanha decidiu oferecer vistos de emergência de seis meses a 800 açougueiros estrangeiros. A medida foi tomada depois que fazendeiros reclamaram da falta de trabalhadores no setor.
Segundo o ministro do Meio Ambiente, George Eustice, muitos funcionários voltaram para casa durante a pandemia e não retornaram. “Houve muitas interrupções no mercado, problemas de acesso ao mercado chinês e aumento de cerca de 7%. A mão-de-obra foi um agravante, mas não foi o único fator. A indústria de suínos, e em comum com muitas partes da indústria de alimentos, viu uma perda de pessoal porque muitos dos cidadãos da União Europeia (UE) que dependiam deixaram durante a pandemia”, disse.
Ainda de acordo com Eustice, os vistos temporários podem ajudar a resolver o problema. “O que vamos fazer é permitir que açougueiros em matadouros e processadores de carne que lidam com porcos possam entrar temporariamente sob o esquema de trabalhador sazonal por até seis meses. Isso nos ajudará a lidar com o acúmulo de porcos que temos atualmente nas fazendas para dar a esses processadores de carne a capacidade de abater mais porco”, disse.
Por conta da situação, o governo decidiu extinguir a obrigatoriedade da língua inglesa para vistos qualificados para permitir que mais açougueiros se interessem pelo passaporte.
Mas a falta de açougueiros não é a única escassez que enfrenta a Grã-Bretanha. A mão de obra no geral também está em falta. No mês passado, foram anunciados planos de emitir vistos temporários para 5.000 motoristas de caminhão estrangeiros e 5.500 trabalhadores avícolas. Para os ministros, a saída da Grã-Bretanha da União Europeia afetou as cadeias de abastecimento.
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas2 dias atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo2 dias atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia2 dias atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp