Mercado de Trabalho
Gratificação dos servidores: quem terá um acréscimo de 70%?
Novos valores deverão ser implementados em regime gradativo de abril de 2024 até abril de 2026.
Atenção, servidores públicos! No mês de abril deste ano (2024), começará a vigorar o primeiro GIC (reajuste na Gratificação de Incentivo à Carreira) dos trabalhadores da Secretaria de Educação do Distrito Federal. Este percentual, atualmente de 40%, deve ocorrer de modo gradual até alcançar 70% em abril de 2026. Vejamos:
- Abril de 2024: 44%
- Outubro de 2024: 50%
- Janeiro de 2025: 55%
- Outubro de 2025: 60%
- Janeiro de 2026: 65%
- Abril de 2026: 70%
Quem irá se beneficiar com os novos valores do governo?
Segundo o governo, as cifras pertinentes a este tipo de gratificação são calculadas sobre a remuneração do servidor público que atua nos cargos de analista, técnico, gestor de políticas públicas e gestão educacional. Assim, a lista de colaboradores contemplados irá abranger monitores, gestores e secretários de várias áreas importantes.
Nutrição, psicologia, biblioteconomia e administração são apenas alguns exemplos de atividades que serão efetivamente contempladas. Além disso, os profissionais que realizam funções como preparação da folha de pagamento da secretaria, planejamento do transporte e da merenda também devem receber a GIC.
De acordo com a Secretaria de Educação do Distrito Federal, este aumento na gratificação atingirá cerca de 8.298 indivíduos ativos, 8.950 aposentados e quase 350 pensionistas. Até o ano de 2026, serão investidos R$ 8,2 milhões mensalmente para garantir esses pagamentos.
“As formas de valorização dos servidores passam pelo reconhecimento financeiro e pela atualização de atribuições e nomenclaturas, considerando o avanço tecnológico e o amadurecimento da carreira”, afirma Ana Paula Aguiar, subsecretária de Gestão de Pessoas.
Lembrando que, a gestão do DF nomeou cerca de 3 mil funcionários em maio de 2023, para ocuparem cargos na secretaria, sendo essa a maior nomeação registrada na história para este tipo de carreira. 1.861 de monitores da gestão educacional, 400 secretários de apoio administrativo e 600 secretários escolares foram aposentados.
“Foi a maior nomeação num único ano, demonstrando a importância crescente desses servidores”, completa Aguiar.

-
Economia1 dia atrás
Qual é a fortuna da mulher mais rica do mundo – e quem é ela?
-
Finanças8 horas atrás
Descubra por que esta moeda de 5 centavos pode valer uma fortuna
-
Mundo1 dia atrás
Refeição em Nova York: quanto custa comer bem sem gastar muito?
-
Política1 dia atrás
Abandono afetivo é crime? Entenda o que diz a lei brasileira
-
Empresas1 dia atrás
Queixas no Procon crescem 16%; veja empresas com mais reclamações
-
Finanças2 dias atrás
É possível consultar o CPF de alguém apenas pelo nome?
-
Economia2 dias atrás
Aluguel disparou! Veja as capitais mais caras para morar no Brasil
-
Economia1 dia atrás
PIS/PASEP esquecido? Descubra se você tem direito e como sacar