Economia
Guedes ameaça desistir de reforma do IR, mas negociação segue
Ministro reage mal à proposta que taxa dividendos em 15%
“Então, é melhor não ter reforma”, reagiu intempestivamente, na noite dessa quinta-feira (19), sem esconder a irritação, o ministro da Economia, Paulo Guedes, quanto à proposta que reduz de 20% para 15% a taxação de dividendos, no empacada votação da reforma do Imposto de Renda (IR), que tramita na Câmara dos Deputados.
A irrupção verbal característica do ministro repercutiu mal entre os parlamentares, a ponto de sepultar a reforma. Sem desistência formal ao projeto por Guedes, as negociações prosseguem, voltadas ao seguinte formato: taxação dos dividendos em 15%, redução do IRPJ das empresas, além de correção da tabela do IR das Pessoas Físicas e o jabuti do novo programa social, o chamado “Auxílio Brasil”.
Nos bastidores, todavia, o ministro tem incorrido em ameaças, no sentido de que “se o risco fiscal aumentar demais com propostas como essas, o ministério não só vai retirar o apoio como trabalhar para que o projeto não ande”. A proposta renegada por Guedes, articulada por representantes da base aliada, assim como pela posição manifestada pelos estados com relação à matéria, vem provocando desconforto explícito no comandante da economia bolsonarista.

-
Tecnologia2 dias atrás
Já sabe como usar? WhatsApp agora pode digitalizar documentos
-
Tecnologia1 dia atrás
Criança gasta mais de R$ 7.500 em jogos online e mãe faz alerta
-
Tecnologia2 dias atrás
O melhor widget do Android é gratuito, nativo e quase ninguém aproveita
-
Carreira1 dia atrás
Aprenda a baixar e proteger seus dados armazenados no LinkedIn
-
Tecnologia1 dia atrás
Google Fotos lança recurso para melhorar imagens antigas com Ultra HDR
-
Política1 dia atrás
Cidade brasileira proíbe cigarros eletrônicos em locais públicos; conheça a nova lei
-
Mercado de Trabalho1 dia atrás
Aumentos no iFood: o que muda para quem entrega de bike ou moto?
-
Automobilística20 horas atrás
O que mudou nas leis para películas de carro? Entenda as exigências