Economia
Guedes diz que Simples Nacional será isento da taxação de dividendos
Em entrevista, ministro afirmou que o Brasil está crescendo na arrecadação de impostos, fator que permite a redução dos tributos.
Durante rápida entrevista à imprensa na portaria do ministério, nesta quarta-feira, 28, o ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou que o grupo de empresas integrantes do regime tributário Simples Nacional ficarão de fora do plano de taxação de lucros e dividendos.
Fazem parte da categoria as companhias que faturam até R$ 4,8 milhões por ano, o equivalente a 20% do total de empresas do país. A isenção da cobrança é vista como um passo estratégico contra as resistências envolvendo o projeto de Reforma Tributária, que muda as diretrizes do Imposto de Renda.
Leia mais: Guedes planeja aumento na taxação de dividendos para não “atingir a classe média”
De acordo com o projeto, ainda em discussão no Congresso, haverá o retorno da distribuição dos lucros e dividendos pelas empresas ao seus acionistas por meio de uma alíquota de 20%. Tanto a proposta original quanto o parecer do relator, Celso Sabino (PSD-PA), preveem uma faixa de isenção no valor de até R$ 20 mil por mês.
Ainda durante a entrevista, Guedes reforçou ainda que o Brasil está crescendo mais, principalmente em arrecadação de impostos, que têm sido alta. Segundo ele, isso permite uma redução dos tributos sobre as companhias no próximo ano.
De acordo com o ministro, a previsão é de que a tributação das empresas caia de 24% para 21,5% em 2022 e continue assim no decorrer dos anos seguintes.

-
Cotidiano1 dia atrás
Feriados de abril: veja quais caem em dias úteis e podem virar descanso prolongado
-
Cotidiano2 dias atrás
7 mil vagas para tirar CNH grátis: período de inscrição já começou
-
Mundo9 horas atrás
Musk deve deixar o governo Trump em breve, diz jornal
-
Empresas1 dia atrás
Prosegur pretende investir 5 milhões de euros no Brasil
-
Agronegócio1 dia atrás
Não mate sua planta! Veja dicas essenciais para cuidar da zamioculca
-
Empresas1 dia atrás
Taurus adquire fabricante turca de armas Mertsav
-
Empresas2 dias atrás
Sukiya suspende atividades após cliente achar inseto na comida
-
Economia1 dia atrás
Fim dos apps de banco? Ex-presidente do BC fala sobre próxima revolução financeira