Conecte-se conosco

Economia

Guedes pode enviar Orçamento 2022 sem reajuste do Bolsa Família

Chefe da Economia quer estabelecer metas financeiras mais rígidas para tranquilizar o mercado, alarmado com a inflação e a alta dos juros.

Publicado

em

O ministro da Economia, Paulo Guedes, durante entrevista coletiva.

O ministro da Economia, Paulo Guedes, deve encaminhar ao Congresso Nacional o Orçamento 2022 sem o reajuste do Bolsa Família, nomeado pelo governo de Auxílio Brasil. A medida com meta fiscal rígida busca tranquilizar o mercado financeiro, alarmado pelo descontrole da inflação e alta nos juros.

Leia mais: Se eu não pagar o INSS todo mês, consigo me aposentar futuramente?

O texto, visto como peça chave para as eleições do próximo ano, deve ser entregue até o dia 31 de agosto. Informações preliminares do jornal O GLOBO dizem que o projeto irá respeitar o teto de gastos e restringir despesas livres, mesmo após as investidas eleitoreiras do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

O secretário especial de Tesouro e Orçamento, Bruno Funchal, reforçou a ideia em conversa com o GLOBO, ao dizer que, no momento, o compromisso com a responsabilidade fiscal é “irrestrito”.

“Toda a equipe do Ministério da Economia está alinhada em torno do compromisso irrestrito com a responsabilidade fiscal e com o respeito ao arcabouço de regras do país que permitem manter as contas públicas organizadas”, declarou.

É importante destacar que o reajuste do Bolsa Família está subordinado à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) dos precatórios, que determina o parcelamento de dívidas judiciais da União. No entanto, para isso acontecer, dois terços do Congresso ainda precisam aprova a medida, o que pode dificultar os planos da Economia.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS