Conecte-se conosco

Economia

Guedes prevê queda do PIB ainda menor do que a esperada

Ministro da Economia diz que a retomada da atividade está vindo mais rápido até do que ele antecipava.

Publicado

em

O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse nesta quarta-feira que acredita que o recuo da economia brasileira em 2020 será ainda menor do que o previsto, e pontuou que a queda esperada de 4% a 5% já representa metade do que chegou a ser previsto pelo mercado anteriormente.

Dados mais recentes apontam para a retomada da atividade, e esse movimento está vindo mais rápido até do que ele antecipava, acresceu o ministro em evento virtual do Credit Suisse.

A projeção oficial do Ministério da Economia é de uma contração do PIB de 4,7% neste ano, contudo, o secretário especial de Fazenda Waldery Rodrigues afirmou na semana passada que ela será revisada em setembro após “todos os dados” indicarem que “o pior já passou”.

No último boletim Focus, o Banco Central revisou para baixo a queda do PIB em 2020, deixando-a em 5,31%, ante a 5,28% estimado uma semana antes.

Guedes também falou nesta quarta-feira sobre o pacto federativo, que defendeu como uma reformatação do setor público, com a existência de gatilhos para o controle dos gastos públicos. O ministro reiterou que duas Propostas de Emenda à Constituição (PEC) desse pacote, a PEC emergencial e a PEC do Pacto Federativo, se tornarão uma só, e devem ser aprovadas em até duas semanas.

De acordo com o ministro, a aprovação da PEC fará com que nenhuma crise fiscal dure mais do que dois anos, e defendeu que a indexação é uma falsa promessa e que não protegeu a população da inflação.

Paulo Gudes também reafirmou que o governo vai desalavancar os bancos públicos e privatizar “duas, três, quatro” grandes empresas.

Sobre a relação do governo com o Congresso, o ministro afirmou que ele é muito boa, contradizendo o que é dito por “fofoqueiros”.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS