Conecte-se conosco

Agronegócio

Guia para iniciantes: aprenda a montar um vaso para suas plantas

É preciso cuidado na hora de transplantar a espécie e cutivá-la em casa.

Publicado

em

Essa é uma matéria voltada para os jardineiros de primeira viagem. Você busca cultivar alguma planta mas não sabe por onde começar? A gente te mostra o caminho. Afinal, muitas vezes, quando adquirimos uma mudinha de planta, os vasinhos já estão montados da forma certa para que você só tenha que chegar em casa e cultivar. Mas também é preciso transplantar a espécie. Desta forma, é preciso escolher o recipiente adequado para isso.

Portanto, opte por vasos furados. Independente do material, cor e textura, o vaso tem que ser furado embaixo para auxiliar na drenagem da água. Se ela não é escoada da forma correta, pode prejudicar a planta, causando o apodrecimento das raízes.

Dessa forma, fazendo o uso do recipiente com furos, o excesso de água escoará para fora do recipiente, evitando um alagamento indesejado no momento da rega.

O tamanho do vaso também influenciará no crescimento que a planta vai ocupar o espaço. Quanto maior o vaso, maior o potencial para que ela se desenvolva com saúde.

Com relação à montagem, o uso de um papel toalha, pano ou argila expandida no fundo pode auxiliar no processo de crescimento da planta, já que os materiais seguram a terra e impedem que ela saia pelos buracos quando for regada.

Na hora de preencher o vaso, escolha uma terra vegetal de qualidade e não aperte a terra por cima da muda! Se a germinação for feita à base de sementes, coloque a terra até o topo, deixando um vão de, aproximadamente, 5 centímetros ou de acordo com o especificado.

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS