Conecte-se conosco

Automobilística

GWM, maior montadora de carros da China, chega ao Brasil com dois SUVs

Gigante GWM deve investir R$ 4 bilhões e focar na venda de modelos SUVs. Dois carros serão importados e podem estar no mercado ainda em 2021.

Publicado

em

A maior produtora de automóveis da China estará no Brasil oficialmente. A marca Great Wall Motors (GWM) comprou a fábrica da Mercedes-Benz, em Iracemápolis (SP). A montadora irá produzir no Brasil e também importar seus veículos para o país.

Leia mais: Volkswagen deve acabar com câmbio manual até 2030

Modelos SUV

Inicialmente, a empresa deve seguir a linha da concorrente conterrânea Chery. O objetivo será investir nos modelos de maior aceitação nacional, ou seja, os SUVs

Os dois veículos que devem estrear por aqui serão utilitários esportivos. O primeiro é o H2, compatível com o Renault Duster e o Nissan Kicks. Já o segundo é o H4, maior e mais robusto, que deve competir com o Jeep Compass. 

Os dois modelos oferecem motor 1.5 turbo, sendo o H2 com 149 cv e o H4 com 168 cv. Os SUVs mais esportivos devem, portanto, agradar o gosto dos motoristas brasileiros.

Vendas em 2021

A ideia da GWM é entrar no mercado ainda em 2021, antes mesmo de sua instalação ficar pronta. A previsão para a fábrica estar em funcionamento foi estipulada ainda para o final do ano.

Mesmo que os dois utilitários esportivos não tenham fabricação brasileira, eles serão importados da China. O valor de cada um deles ainda não foi revelado, mas não deve ficar longe dos concorrentes.

Aliás, o preço dos automóveis no Brasil tem sofrido constantes altas. Portanto, não adianta esperar valores mega atrativos como “promoção” de lançamento. Mesmo que possa oferecer algum benefício ou desconto, os preços serão compatíveis com o mercado.

Investimento

A GWM é a maior fabricante de automóveis da China e deve investir R$ 4 bilhões no Brasil. Todo esse dinheiro será aplicado ao longo de 5 anos. A expectativa é que o foco seja dedicado à produção e venda de SUVs. Os picapes também estão nos planos, pelo menos nesse período inicial.

A antiga fábrica da Mercedes-Benz em Iracemápolis encerrou as atividades em 2020. Ao todo, 370 funcionários aderiram ao plano de demissão voluntária. Ainda não se sabe quantos empregos a GWM poderá criar no Brasil.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS