Criptomoedas
Hackers asiáticos realizam o maior roubo de criptos da história
A vítima foi a exchange Bybit.
Hackers norte-coreanos realizaram o maior roubo de criptomoedas já registrado, subtraindo cerca de R$ 8 bilhões da exchange Bybit, uma das maiores plataformas do setor, com mais de 40 milhões de usuários.
O ataque ocorreu na última sexta-feira e, em poucos minutos, os criminosos levaram um montante significativo, equivalente a uma parcela relevante do Produto Interno Bruto (PIB) da Coreia do Norte. Durante o fim de semana, outra quantia já havia sido retirada através de uma série de contas vinculadas a agentes norte-coreanos, segundo a empresa de rastreamento de criptomoedas TRM Labs. Com essa ação, o total de criptomoedas roubadas pelo regime em apenas um ataque quase dobrou em relação ao total subtraído ao longo de todo o ano passado.
O episódio representa um teste inicial para a nova administração dos Estados Unidos, que enfrenta o desafio de impedir que a Coreia do Norte financie seus programas de armas nucleares e mísseis por meio de ataques cibernéticos. Relatórios da ONU e de empresas privadas já haviam alertado sobre essa prática. Em 2023, um funcionário da Casa Branca estimou que cerca de metade do programa de mísseis norte-coreano foi financiado com fundos obtidos em assaltos digitais.
A resposta da Bybit
Ben Zhou, CEO da Bybit, garantiu que a exchange continua solvente e poderá cobrir o prejuízo bilionário. Em comunicado, afirmou que a empresa está colaborando com reguladores e autoridades para investigar o ataque e tentar recuperar parte dos fundos roubados.
As forças de segurança dos Estados Unidos e da Coreia do Sul monitoram o processo de lavagem de dinheiro dos hackers norte-coreanos, que envolve múltiplas conversões de criptomoedas antes de serem transformadas em dólares ou yuans. Os investigadores têm poucos minutos para rastrear e confiscar os valores antes que desapareçam em esquemas sofisticados.

-
Política2 dias atrás
Brasil voltará a ter rei? Saiba o que está em debate no Senado
-
Empresas11 horas atrás
Fim de uma era: famosa rede de restaurantes vai à falência com dívida de R$ 1 BI
-
Economia2 dias atrás
Pix é usado por 63% dos brasileiros ao menos uma vez por mês em 2024
-
Tecnologia2 dias atrás
Para a sua segurança, tire ESTES aparelhos da tomada antes de sair de casa
-
Tecnologia2 dias atrás
Projeto ambicioso pode conectar Europa e África via túnel submarino
-
Tecnologia23 horas atrás
Sabotagem digital: programador é condenado após prejudicar ex-empresa
-
Mundo2 dias atrás
Ranking destaca os 10 melhores destinos para nômades digitais
-
Agronegócio2 dias atrás
Regulamentação de Fiagros: o que muda para os investimentos no agronegócio?