Conecte-se conosco

Mundo

Hackers russos atacam Ucrânia

O conflito no Leste europeu continua ocorrendo e agora foram os hackers russos que entraram em ação. Confira aqui!

Publicado

em

Cibercriminosos voltam a minerar criptomoedas em 2021, diz Kaspersky

O conflito no leste europeu entre Rússia e Ucrânia vem se agravando a cada dia desde de o início da invasão no mês de fevereiro deste ano. De fato, mais recentemente, pesquisadores vinculados à Cert-UA (Equipe de Resposta a Emergência de Computadores, na sigla em inglês) da Ucrânia fizeram a detecção de duas campanhas de ataques hackers contra o país no dia 20 de junho.

Veja também: McDonald faz acordo de venda das unidades da Rússia

Os ataques foram estrategicamente pensados para afetar a economia ucraniana mais ainda. O primeiro ataque fazia uso de um falso documento de cobrança de impostos que era enviado pela agência tributária da Ucrânia (falso), e o outro fazia a apresentação de um documento malicioso que pautava uma ameaça nuclear vinda da Rússia.

Nesse sentido, de acordo com as autoridades, o primeiro documento era intitulado de “Imposição de Penalidades”, esse documento era compatível com o Microsoft Word e era falsamente atribuído à Receita Federal da Ucrânia.

Dessa forma, quando o documento era aberto, começava, então, a fazer o carregamento de um malware Cobalt Strike Beacon, que possui a capacidade de fornecer ao invasor uma conexão direta com o sistema do destinatário, possibilitando o acesso irrestrito a máquina e a sua rede, permitindo, portanto, comportamentos maliciosos por parte dos hackers.

Não obstante, esse documento acabou sendo compilado no dia 16 de junho e rastreou-se através desta compilação o grupo UAC-0098. Vale enfatizar que esse grupo de hackers já foi responsável por outros ataques que ocorreram aos ucranianos e possui conexão com o TrickBot, uma variante de malware associada a várias organizações ciber criminosas.

Geógrafo e pseudo escritor (ou contrário), tenho 23 anos, gaúcho, amante da sétima arte e tudo que envolva a comunicação

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS