Conecte-se conosco

Imposto de Renda - IRPF

Haddad diz, na TV, que pretende rever faixa de isenção do Imposto de Renda

Ministro esteve no ‘Roda Viva’.

Publicado

em

Em uma entrevista concedida ao programa Roda Viva, da TV Cultura, ontem à noite, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, expressou sua intenção de discutir com o presidente Lula a revisão da faixa de isenção do Imposto de Renda (IR) em 2024. Ele também admitiu a possibilidade de redesenhar a medida provisória que reonera a folha de pagamento, referindo-se ao fim da isenção para líderes religiosos como uma “baita confusão”.

O ministro afirmou: “Nós vamos fazer uma nova revisão este ano (da faixa de isenção no Imposto de Renda). Até por conta do aumento do salário mínimo, o presidente já pediu uma análise para ajustarmos a questão”. No ano passado, uma Medida Provisória aumentou de R$ 1.903 para R$ 2.640 a faixa de isenção do Imposto de Renda, equivalente a dois salários mínimos.

Haddad também mencionou que até a próxima semana haverá uma revisão “em forma e conteúdo” da medida provisória que reonera a folha de pagamento de 17 setores da economia com mão de obra intensiva. Ele destacou a negociação em andamento com a Câmara e o Senado sobre esse tema.

Imposto de Renda

O ministro compartilhou detalhes sobre seus encontros com os presidentes da Câmara, Arthur Lira, e do Senado, Rodrigo Pacheco, para tratar da MP que prevê a reoneração gradual da folha de pagamento. Haddad mencionou a possibilidade de desdobrar a MP em dois textos, separando o Perse (Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos) e a compensação de créditos tributários da reoneração da folha.

Quanto ao tema da isenção tributária para líderes religiosos, Haddad sinalizou um recuo, chamando a situação de “baita confusão”. Ele mencionou a busca por um entendimento do TCU sobre a validade da norma revisada pela Receita Federal.

Além disso, o ministro abordou a reforma administrativa, defendendo que ela comece “pelo andar de cima” e destacou a busca pelo déficit zero em 2024. Haddad enfatizou a importância da busca pelo equilíbrio fiscal pelos Três Poderes.

(Com Agências).

Redatora. Formada em Técnico Contábil e Graduada em Gestão Financeira. Contato: simonillalves@gmail.com.

Publicidade

MAIS ACESSADAS