Mercado de Trabalho
Home office: Elon Musk diz que é ‘desconectado da realidade’
Dono da Space X volta a criticar o trabalho remoto e as reações são diversas.
O bilionário Elon Musk, atual proprietário da Tesla, voltou a tecer críticas ácidas contra o home office enquanto fazia a divulgação dos relatórios financeiros referentes ao terceiro trimestre da sua companhia de carros eletrificados. O magnata taxou aqueles que trabalham em casa de “pessoas desconectadas da realidade”.
Ele não é o único empresário a questionar tal modelo, existem muitos empregadores fazendo o mesmo agora que a pandemia cessou. Esses comentários ocorreram depois de uma discussão acerca da acessibilidade nos automóveis fabricados pelo seu empreendimento.
“Por que todo mundo não trabalha em casa?” demonstra uma “atitude à la Marie Antoinette”, disparou o CEO, citando a antiga rainha da França famosa por seus luxos, excentricidades e frases polêmicas.
Porém, engana-se quem pensa que essa é a primeira vez que ele comenta algo assim sobre quem atua trabalhando no conforto do lar. Em maio deste ano, enquanto dava uma entrevista para a CNBC, Elon alegou que achava “moralmente errado” trabalhar remotamente.
Seguidamente, ele comparou as pessoas que desenvolvem atividades sob este regime a um suposto comentário feito por Maria Antonieta ao saber que o povo francês não tinha pão para se alimentar: “que comam brioche“. Lembrando que alguns historiadores afirmam que ela nunca disse isso e tal coisa foi inventada para desmoralizar a monarquia.
Como o empresário enxerga o home office
A fala de Elon Musk gerou reações diversas entre os internautas, com alguns o apoiando e outros fazendo críticas mordazes. Tal sentença veio em um momento em que o empresário fazia uma comparação entre os colaboradores presenciais e remotos das suas fábricas, com os que atuavam em entregas e restaurantes.
Em post, Musk alfineta:
Quão desconectada da realidade a turma que trabalha em casa precisa ser? Enquanto eles se beneficiam daqueles que não podem trabalhar em casa. Por que dormi na fábrica tantas vezes? Porque isso importava.
Inclusive, muitos especulam que a insistência do bilionário em condenar o home office pode vir das suas próprias tendências workaholics, nome dado a indivíduos viciados em trabalhar. De acordo com a sua biografia oficial, redigida por Walter Isaacson, Elon é acostumado a dormir no escritório.
Enfim, após ter comprado o Twitter no ano de 2022, ele também promoveu uma série de mudanças na rede social, anunciando no mês de novembro que os empregados precisavam trabalhar, no mínimo, 40 horas presencialmente no escritório, até mesmo transformando algumas salas em quartos de dormir para as pessoas.

-
Tecnologia1 dia atrás
Quer se livrar das ligações de telemarketing abusivas? Veja duas opções
-
Tecnologia1 dia atrás
WhatsApp bloqueia prints para manter segurança nas mensagens
-
Empresas1 dia atrás
4 erros de contabilidade que podem arruinar sua empresa
-
Carreira1 dia atrás
Profissões surpreendentes que oferecem altos salários
-
Finanças1 dia atrás
Multa de trânsito esquecida pode sumir? Entenda quando ocorre a prescrição
-
Mundo14 horas atrás
Lista aponta as 10 cidades mais visitadas do mundo atualmente; veja
-
Economia1 dia atrás
Cogna aprova pagamento de R$ 120,8 milhões em dividendos aos acionistas
-
Automobilística1 dia atrás
Queda de vendas do Cybertruck desafia Tesla, que oferece até descontos