Conecte-se conosco

Agronegócio

Hora da hidratação: Decifrando o melhor momento para regar suas plantas

Publicado

em

Mesmo as pessoas que já estão acostumadas com o cultivo de plantas, por vezes se encontram em dúvida sobre a frequência das regas. Afinal, isso pode variar conforme a espécie vegetal e também com o clima da região, além de fatores como umidade do ar e os agentes modificadores do relevo.

Porém, existe um certo consenso entre os especialistas em jardinagem, sobre os melhores momentos do dia para estar aguando a terra, e é de suma importância se atentar para esse tipo de informação e levá-la a sério.

De acordo com a professora do curso livre de Jardinagem do Senac de São Paulo, Tiana Carla Lopes Moreira:

“O ideal é regar no início da manhã ou início da noite. Em épocas mais quentes, evite o início da manhã, pois a água evapora mais rápido durante o dia. Em épocas mais frias, evite o final do dia para não incentivar a propagação de fungos.”

Como evitar erros na hora de regar?  

Como foi dito antes, as regras para uma rega bem-sucedida podem variar de acordo com o espécime que você possui. Então, antes de tudo é preciso que você conheça a sua planta e saiba quais são as suas particularidades.  

Caso ela goste de mais umidade, então precisará que maior quantidade de água, agora, caso seja o contrário, então a rega pode ser menos frequente. Lembrando que o excesso de água pode causar o apodrecimento das raízes, resultando na morte do vegetal.

Por sorte, existe um método para descobrir quais espécies precisam de ambientes mais molhados, ele é simples e fácil de pôr em prática. Basta que você coloque um palito na terra, espere alguns segundos e depois o retire.

Se o item sair úmido, então a planta não precisa de tanta água assim, agora, caso o objeto esteja seco, então aí, será preciso se atentar com regas mais frequentes. Mas atenção, para que essa dica dê realmente certo, será necessário que o palito consiga chegar até as raízes.

Agindo dessa forma, é possível realmente compreender a real necessidade de cada herbácea que você mantém na sua horta ou jardim, podendo, assim, administrar uma distribuição de água mais eficiente, respeitando as necessidades de cada uma e evitando perdas desnecessárias.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade

MAIS ACESSADAS