Conecte-se conosco

Tecnologia

IA que organiza viagens para 200 milhões de destinos? Confira esta novidade do Google!

Publicado

em

O avanço da inteligência artificial é uma realidade inquestionável, e os efeitos disso chegaram agora ao processo de planejamento de viagens. Um sistema criado pelo Google, o Google Search Labs, é capaz de oferecer sugestões personalizadas de atividade em milhões de destinos diferentes.

Tudo começa com um convite feito pela própria ferramenta. Ela chama as pessoas para experimentarem a Search Generative Experience (SGE – Experiência Generativa de Busca), que auxilia na organização dos roteiros.  

Em vez de procurar várias plataformas ou pesquisar em sites diversos, a IA concentra em uma única ferramenta todas as sugestões e dicas, incluindo atividades, passeios, restaurantes, museus e outros, conforme a solicitação do usuário.  

Como funciona?

O Search Labs auxilia com ideias sobre diversos temas, de viagens a compras on-line. A plataforma não tem uso liberado. Ela própria vai adicionando os usuários aos poucos, a partir de uma lista de espera.  

Ela foi lançada recentemente e a funcionalidade de planejar viagens só está disponível, até então, nos Estados Unidos e em inglês. O sistema pode ser acessado pelo Desktop do Chrome e também pelo app, que vale tanto para Android quanto iOS.  

Assim que a entrada for autorizada pela ferramenta, o usuário está liberado para solicitar ideias de viagens para locais dentro e fora do país.

As recomendações abarcam mais de 200 milhões de lugares e levam em consideração algumas fontes específicas para personalizar os roteiros, como: sites oficiais, avaliações de clientes, fotos e detalhes do perfil empresarial.

Em teste

Essa experiência interativa ainda está em fase beta, ou seja, em constante desenvolvimento. A expectativa é que o serviço fique ainda mais preciso e correto, à medida que mais pessoas forem utilizando a plataforma.  

O Search Labs chamou a atenção do mercado de imediato. O potencial da ferramenta se destaca por ser mais convencional que um chatbot, além de ser uma alternativa que compete diretamente com alguns dos melhores plugins do ChatGPT.  

Além das sugestões que a ferramenta é capaz de oferecer, existe ainda a possibilidade dela incorporar informações de outros sistemas do Google, como o Google Flights, que pesquisa os melhores preços de voo e horários.

A empresa ainda não divulgou quando pretende expandir a experiência para outros mercados. Resta-nos aguardar pela chegada dela ao Brasil.

Jornalista formado pela Universidade Federal de Goiás (UFG), com especialização em Comunicação Digital, e que trabalha há 14 anos como repórter e redator

Publicidade

MAIS ACESSADAS