Conecte-se conosco

Economia

IBGE informa que setor de serviços sobe 0,2% em abril

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o setor de serviços cresceu um pouco no mes de abril. Confere aqui!

Publicado

em

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o setor de serviços no Brasil subiu em torno de 0,2% em abril, fazendo um comparativo com o mês de março. O resultado dessa pesquisa foi divulgado no dia 14 de junho de 2022 pelo Instituto de Pesquisa.

Veja também: Gênero e Sexualidade no Brasil em 2022: IBGE recusa pesquisas

De fato, o volume de serviços no Brasil conseguiu subir pelo segundo mês consecutivo. Além disso, o nível de atividade no setor configura-se 7,2% acima do que foi registrado em fevereiro do ano de 2020, antes da pandemia da Covid-19 e a dinâmica de isolamento social. No entanto, ainda encontra-se abaixo de novembro de 2014, em torno de 4,2%, o ponto mais alto da história do Brasil.

Desse modo, fazendo um comparativo com o mês de abril no ano de 2021, o setor acabou tendo um crescimento de 9,4%, a décima quarta taxa positiva no Brasil de forma consecutiva. Por conseguinte, os serviços acumulam alta de 9,5% de janeiro de 2022 fazendo um comparativo, também, com o mesmo período do ano passado.

Em concordância com o IBGE, o volume de serviços teve um crescimento de 13,6% em março e atingiu uma alta de 12,8% no mês de abril. Em tese, o país caminhava em uma linha crescente desde fevereiro de 2021, no entanto, essa dinâmica foi interrompida em abril de 2022.

Conforme aponta o IBGE, apenas 2 das 5 atividades registraram alta em abril em contraponto ao mês de março: informação e comunicação (+0,7%); serviços prestados às famílias (+1,9%); transportes (-1,7%); profissionais, administrativos e complementares (-0,6%); e outros serviços (-1,6%).

Portanto, o panorama não está basicamente estagnado, sem muita margem para uma ampliação.

Geógrafo e pseudo escritor (ou contrário), tenho 23 anos, gaúcho, amante da sétima arte e tudo que envolva a comunicação

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS