Conecte-se conosco

Ações, Units e ETF's

Ibovespa cola em Nova York e encerra a semana em alta

O ganho do índice não foi suficiente para zerar as perdas no mês (-0,90%) e, muito menos, no ano (-11,81%).

Publicado

em

Investimentos

A perspectiva de juro zero e a tolerância com a inflação norte-americana por um longo tempo animaram os investidores, e as bolsas seguiram em alta. O Ibovespa pegou carona no movimento e operou com valorização durante todo o dia, enquanto aguarda a definição sobre o auxílio emergencial e do Renda Brasil. O índice doméstico encerrou com ganho de 1,34%, aos 101.977 pontos. Alta, no entanto, não foi suficiente para zerar as perdas no mês e, muito menos no ano: -0,90% e -11,81%, respectivamente. O giro financeiro somou R$ 19,836 bilhões.

Para o gestor da mesa de operações da Corretora Messem Álvaro Villa, é importante lembrar que o auxílio emergencial foi responsável por grande parte do crescimento da economia nesse momento de pandemia. “Se o presidente (Jair Bolsonaro) resolver manter o auxílio, vai ser ruim para o fiscal. Se ele não manter, vai ser ruim para a economia. É um grande impasse. A questão é: quem vai pagar a conta?”, pondera.

Para Villa, embora a reforma tributária seja importante de acontecer logo, ela não deve trazer recursos suficientes para cobrir a extensão do auxílio. “A reforma tributaria não paga a conta. Tem que acontecer privatização ou corte de gasto para manter o auxilio emergencial”, avalia, acrescentando ainda que mesmo que o governo anuncie alguma novidade hoje, a preocupação fiscal deve continuar no foco dos investidores.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a média nacional da taxa de desemprego no segundo trimestre subiu 13,3%, atingindo 12,8 milhões de pessoas.

Entre os destaques de alta do Ibovespa ficaram: Cyrela (+7,89%), Rumo Logística (+7,54%) e EcoRodovias (+5,83%). Já na ponta negativa estavam: JBS (-1,73%), Braskem (-1,39%) e Marfrig (-1,06%).

Nos EUA, os gastos do consumidor em julho subiram 1,9%, segundo o Departamento de Comércio, ficando abaixo do registrado no mês anterior, de 6,5%.

O Dow Jones encerrou com ganho 0,57%, aos 28.653 pontos e o Nasdaq, com valorização de 0,60%, aos 11.695 pontos.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS