Conecte-se conosco

Ações, Units e ETF's

Ibovespa desacelera alta após fala do presidente do Fed

Jerome Powell afirmou que é preciso uma combinação fiscal e monetária para o rápido crescimento da economia dos EUA

Publicado

em

O apetite por risco diminuiu após o presidente do Federal Reserve (Fed, BC dos EUA), Jerome Powell, afirmar que o crescimento da economia norte-americana ainda está longe e de que serão necessários um pacote fiscal e estímulos monetários para acelerar o processo. Às 14h00, o Ibovespa registrava ganho de 0,43%, aos 96.491 pontos. No melhor momento até agora, o índice atingiu 97.404  pontos.

O discurso cauteloso atrapalhou o ânimo dos investidores. Powell disse que é preciso uma combinação fiscal e monetária para que o avanço da economia se dê mais rapidamente. “Nesta fase inicial, eu argumentaria que os riscos da intervenção de política monetária são assimétricos. Muito pouco levaria a uma recuperação fraca, criando dificuldades para famílias e empresas”.

Além disso, a presidente do Banco Central Europeu, Christina Lagarde, afirmou que novos estímulos podem ser aplicados na região, alertando que a recuperação da zona do euro também pode ser complicada.

Por aqui, a expectativa é de que com “paz selada”, a agenda de reformas comece a andar. Além disso, o relator da proposta do Renda Cidadã afirmou que “toda demanda tem que passar pelo carimbo da equipe econômica, e é o que estou fazendo”. Bittar disse ainda que pretende apresentar amanhã a forma de financiamento do novo programa social e que o teto de gasto será respeitado.

Ontem, o Fundo Monetário Internacional (FMI) informou que melhorou as perspectivas econômicas deste ano para o país, mas alertou que os riscos permanecem “excepcionalmente altos e multifacetados” e que a dívida do governo está a caminho de encerrar o ano em torno de 100% do Produto Interno Bruto (PIB), segundo informações da Reuters.

Do lado corporativo, ontem a Justiça do Rio de Janeiro homologou o aditamento ao plano de recuperação judicial da Oi que havia sido aprovado em assembleia geral de credores realizada no dia 8 de setembro. No documento, além de ter afastado a alegação de tratamento desigual entre credores, Viana rejeitou as alegações de nulidades procedimentais da Assembleia Geral de Credores (AGC). A Justiça ainda rejeitou os pedidos de nulidade do quórum de votação e da aprovação do aditamento ao plano. Para o analista da Guide Investimentos Luis Sales, a decisão é positiva, pois também foi estabelecido um prazo de 12 meses para o encerramento do processo.  “Bancos que estavam insatisfeitos com os percentuais de desconto sobre o valor de face dos créditos que têm a receber da Oi agora não podem mais reverter o plano”, completa o analista em relatório. As ações da companhia têm queda de 0,41%.

Petrobras sobe 1,35%. Segundo a empresa, a demanda por diesel, gasolina e óleo combustível utilizado por navios cresceu. Já Vale cai 0,97%.

Em Nova York, o índice Dow Jones sobe 0,46%, aos 28.277 pontos e o Nasdaq tem leve queda de 0,03%, aos 11.328 pontos.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS