Economia
Ibovespa opera em alta superior a 4% com vitória de Biden e vacina da Pfizer
Às 10:22, o índice de referência acionário brasileiro saltava 4,04%, a 105.001,94 pontos
O Ibovespa começou esta segunda-feira com forte alta, impulsionado pela disposição risco global, com o tom positivo ditado pela vitória de Joe Biden na disputa pela presidência nos EUA e pelo anúncio da Pfizer de que sua candidata a vacina contra a Covid-19 mostrou 90% de eficácia.
Às 10:22, o índice de referência acionário brasileiro saltava 4,04%, a 105.001,94 pontos, sua máxima diária desde julho.
Após uma corrida acirrada, Biden venceu a Presidência dos Estados Unidos no sábado e prometeu que atuará para unificar um país quase totalmente dividido, ainda que Donald Trump venha se recusando a reconhecer a derrota.
Investidores vêem como positiva a vitória do democrata somada um Senado de maioria republicana, combinação que reduz a chance de grandes mudanças de políticas econômicas nos EUA, principalmente ligadas à tributação de grandes empresas do país e do setor de tecnologia.
“Com isso, a incerteza em torno da eleição se dissipou e os investidores recuperaram o apetite pelo risco”, disse Milan Cutkovic, analista de mercados da Axi.
Cutkovic acredita que a pandemia de coronavírus voltará aos holofotes com o desfecho da eleição presidencial norte-americano, mas alerta que os ‘lockdowns’ em vigentes não impedirão a recuperação, um vez que agentes financeiros seguem apostando em estímulos de BCs e governos.
Ajudando a elevar os ganhos, a Pfizer informou que sua vacina experimental contra a Covid-19 em desenvolvimento com a BioNTech apresentou 90% de eficácia na prevenção da doença, de acordo dados iniciais de um teste abrangente.
Em Wall Street, o futuro do S&P 500 tinha acréscimo de 3,67%.
Na cena corporativa brasileira, a temporada continua após o fechamento com resultados de Magazine Luiza, BRF e Yduqs.
Também no Brasil, a pesquisa Focus do Banco Central registrou aumento nas expectativas de inflação de 3,02% para 3,2% em 2020 e de 3,11% para 3,17% em 2021. Já o Top-5, grupo dos que mais acertam as previsões, agora vê a Selic a 2,25% no próximo ano, contra a 2% anteriormente.

-
Imposto de Renda - IRPF2 dias atrás
Nova tabela do Imposto de Renda é aprovada na Câmara e teto para isenção sobe
-
Tecnologia2 dias atrás
Seu PC virou uma ‘carroça’? Pode ser culpa da última atualização do Windows
-
Empresas2 dias atrás
Netflix por R$ 14,99? Veja quanto seria o valor da assinatura hoje, corrigido pela inflação
-
Empresas2 dias atrás
Por que o McDonald’s está sendo boicotado? Spoiler: motivo não envolve comida
-
Economia1 dia atrás
Tem dívida com a Caixa? Não pague sem antes ver essa condição de até 90% de desconto
-
Tecnologia21 horas atrás
É propaganda enganosa? Imagens criadas por IA em anúncios do iFood geram debate
-
Carreira10 horas atrás
7 faculdades são o ‘passaporte de ouro’ para quem deseja trabalhar em bancos
-
Tecnologia24 horas atrás
Veja o passo a passo para usar um celular velho como câmera de segurança