Conecte-se conosco

Ações, Units e ETF's

Ibovespa sobe na expectativa de novo pacote de estímulo trilionário

Bolsa brasileira reagiu positivamente após anúncio de Paulo Guedes sobre avanço na proposta da reforma tributária.

Publicado

em

Itaú Unibanco reduz participação na Multiplan

Assim que o ministro da Economia, Paulo Guedes, informou enviar em breve a primeira parte da proposta da reforma tributária, a bolsa brasileira reagiu positivamente diante das expectativas. O Ibovespa subia 1,98% para 102.541,09, às 14h04, desta sexta-feira, 17.

Em uma primeira etapa, o objetivo é implementar o Imposto sobre Valor Agregado (IVA) dual, unificando impostos federais e estaduais. Guedes também afirmou que deseja anunciar quatro “grandes” privatizações, o que fez brilhar os olhos do mercado.

A fala do ministro também teve efeito favorável nas ações da Eletrobras, que cresceram mais de 8%, liderando maiores altas da sessão. “Isso traz um pouco de otimismo para o nosso mercado e ajuda as ações da Eletrobras, que é uma das principais empresas na esteira da privatização”, frisou o economista da Messem, Gustavo Bertotti.

Por outro lado, no cenário internacional, os investidores têm agido com cautela mediante a disseminação do novo coronavírus nos Estados Unidos, que diminui a expectativa de recuperação econômica no segundo semestre deste ano.

Contudo, a esperança versa em torno do governo americano injetar um novo pacote de estímulo de US$ 1 trilhão. De acordo com a Bloomberg, há alta pressão para que isso ocorra, ainda mais quando medidas já adotadas para alavancar a economia vão chegando perto do fim do prazo.

As ações da Marfrig situam entre as mais elevadas, na bolsa, com valorização acima de 6%. No mesmo setor, a Minerva segue com avanço de 4,2% e a JBS com 1,8%. Além disso, longe do Ibovespa, as ações da Profarma seguem com mais de 10% de avanço, depois do IBO da rede farmacêutica d1000 receber aprovação.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS