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ICVA: Varejo recua 0,3% em maio em termos nominais
Relatório foi divulgado esta manhã.
As vendas no Varejo em maio de 2023 caíram 0,3%, em termos nominais, em comparação com o mesmo mês de 2022, de acordo com o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA).
O relatório foi divulgado na manhã desta quarta-feira (7), e o resultado embute o efeito da inflação do período e reflete a receita de vendas observadas pelo varejista.
Esta Foi a primeira queda mensal registrada neste ano e, com retração de 4,9%, o macrossetor de Bens Duráveis e Semiduráveis foi o principal responsável pelo desempenho negativo.
O macrossetor de Serviços não apresentou variação em relação a maio de 2022. Já o macrossetor de Bens Não Duráveis cresceu 1,8%, puxado por segmentos que incluem supermercados e drogarias.
“A queda do Varejo em maio está ligada à retração das vendas no segmento de Vestuário e Artigos Esportivos. Em maio de 2022 houve uma espécie de inverno fora de época, com quedas bruscas na temperatura. Isso fez com que o brasileiro, naquela ocasião, antecipasse suas compras de roupas para o frio, algo que não se repetiu em maio deste ano”, afirma Carlos Alves, vice-presidente de Produtos e Tecnologia da Cielo.
ICVA: Varejo por Regiões
De acordo com o ICVA nominal, os resultados de cada região brasileira em maio foram: Sul (+1,8%), Norte (+0,2%), Centro Oeste (-0,2%), Sudeste (-0,6%) e Nordeste (-1,2%).
O índice
O Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) acompanha mensalmente a evolução do varejo brasileiro, de acordo com as vendas realizadas em 18 setores mapeados pela Cielo, desde pequenos lojistas a grandes varejistas.
Eles respondem por 1,0 milhão de varejistas credenciados à companhia. O peso de cada setor no resultado geral do indicador é definido pelo seu desempenho no mês.
O ICVA foi desenvolvido pela área de Inteligência de Mercado da Cielo com o objetivo de oferecer mensalmente uma fotografia do comércio varejista do país a partir de informações reais.
ICVA Nominal
É um recorte do ICVA que embasa esta divulgação. Seu objetivo é informar ainda nos primeiros dias de cada mês a performance do varejo no Brasil em termos nominais (sem descontar a inflação).

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