Educação
ID Jovem: veja quem pode se inscrever e como funcionam os descontos
Conheça o programa do governo federal que pode trazer diversos benefícios em cultura, lazer e transporte, para os jovens de baixa renda.
O público jovem possui diversos descontos nas mais variadas atividades, como shows, cinemas e teatros. Mas você sabia que também é possível viajar com um custo mais baixo e muitas vezes até de maneira gratuita? Pois veja a seguir como funciona o programa do governo federal para que essa possibilidade seja aberta.
Primeiramente, é necessário saber que esse benefício está disponível para pessoas entre 15 e 29 anos, funcionando através de cadastro realizado no ID Jovem. Após aprovado, a pessoa já pode desfrutar das mais diversas vantagens, como as viagens pela metade do preço, ou até mesmo sem custos.
Além disso, diversos programas culturais também podem ser aproveitados com o Identidade Jovem, assim como já citamos brevemente, o beneficiário pode ir a shows, peças de teatro, cinemas e outros eventos. Tudo isso contanto com 50% de desconto nas entradas.
Vale ressaltar, que o programa está disponível para jovens de baixa renda, sendo necessário que o beneficiário faça parte do Cadastro Único, para que assim, possa dar andamento ao processo.
O ID Jovem trata-se de um documento, necessário para que todos os benefícios citados acima tornem-se possíveis. Para se cadastrar, além de participar do CadÚnico e ter as informações atualizadas há pelo menos 24 meses, a renda total familiar não pode ultrapassar os dois salários-mínimos e também é obrigatório apresentar o número do NIS (Número de Identificação Social), disponível na Carteira de Trabalho, extrato de FGTS ou Cartão Cidadão.
Tendo todas as exigências, o jovem deve baixar o aplicativo oficial do programa, na Play Store, uma vez que o mesmo só pode ser utilizado para smartphones Android. Além dessa opção, o benefício pode ser cadastrado pelo site. O auxílio possui validade de seis meses, mas é possível renovar ao final do prazo de maneira simples, através dos dois canais que já citamos aqui.
Com o Identidade Jovem, além dos descontos em eventos culturais, também é possível obter redução ou gratuidade no transporte, podendo solicitar viagens com até 3 horas de antecedência com relação ao horário de partida e também contar com as vantagens para a volta.
Em casos de recusas, as empresas devem emitir um documento alegando o motivo e o jovem poderá registrar uma reclamação na Agência Nacional de Transportes Terrestres.
Portanto, se você preenche todos os requisitos necessários, basta se inscrever no programa e aproveitar todos os benefícios que o ID Jovem proporciona!
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas1 dia atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo1 dia atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Finanças2 dias atrás
Dá para ganhar dinheiro com a nova IA do WhatsApp? Veja do que ela é capaz
-
Economia1 dia atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp