Economia
IGP-M acelera alta a 2,74% em agosto com pressão dos preços ao produtor
Os preços no atacado foram pressionados pela alta nas Matérias-Primas Brutas. Índice de Preços ao Consumidor Amplo também subiu no mesmo período.
O Índice Geral de Preços-Mercado (IGP-M) acelerou a alta a 2,74% em agosto, após subir 2,23% em julho. O crescimento indica um salto nos preços ao produtor, conforme dados divulgados pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) nesta sexta-feira, 28. Segundo pesquisa da Reuters, a expectativa era de avanço de 2,55% no mês.
Os preços no atacado sofreram a pressão da alta de 6,93% das Matérias-Primas Brutas. Já o Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA), que responde por 60% do índice geral e apura a variação dos preços no atacado, passou a subir 3,74% em agosto, depois de alta de 3,0% no mês anterior.
O item minério de ferro, que é uma das Matérias-Primas Brutas, respondeu sozinho por quase 30% do resultado do IPA, após registrar um aumento de 10,82% em agosto, de acordo com o coordenador dos índices de preços do FGV Ibre, André Braz.
O Índice de Preços ao Consumidor (IPC), com peso de 30% sobre o índice geral, registrou alta de 0,48% no mês, de 0,49% em julho. A principal contribuição para essa leitura é justificada pelo grupo Transportes, que desacelerou o avanço de 1,45% para 0,87%, refletindo os preços da gasolina, que passaram de alta de 4,45% em julho para 2,66% em agosto.
O Índice Nacional de Custo de Construção (INCC), por sua vez, desacelerou a alta a 0,82%, de 0,84% em julho.
O IGP-M é utilizado como referência para a correção de valores de contratos diversos, como os de aluguel de imóveis, por exemplo.

-
Mundo2 dias atrás
A curiosa razão pela qual cidades europeias estão dando galinhas a moradores
-
Finanças2 dias atrás
Caixa Tem lança cartão sem anuidade e com limite inicial de R$ 800
-
Cotidiano1 dia atrás
Feriados de abril: veja quais caem em dias úteis e podem virar descanso prolongado
-
Cotidiano2 dias atrás
7 mil vagas para tirar CNH grátis: período de inscrição já começou
-
Automobilística2 dias atrás
Renault Sandero sai de linha no Brasil após 17 anos: veja os motivos
-
Mundo7 horas atrás
Musk deve deixar o governo Trump em breve, diz jornal
-
Empresas1 dia atrás
Prosegur pretende investir 5 milhões de euros no Brasil
-
Empresas2 dias atrás
Sukiya suspende atividades após cliente achar inseto na comida