Mundo
Imigração irregular para a Espanha mais que triplica no 1TRI24
Dados são do governo.
O número de migrantes que chegaram à Espanha de forma irregular por mar, em embarcações conhecidas como “pateras”, mais do que triplicou este ano, principalmente devido às Ilhas Canárias.
De acordo com dados do governo espanhol, compilados por agências internacionais, entre 1º de janeiro e 15 de abril, um total de 16.621 migrantes chegaram às costas espanholas, tanto no Mediterrâneo quanto no Atlântico (especificamente nas Ilhas Canárias), em 394 “pateras”. Esses números contrastam com os 4.940 migrantes e 276 embarcações registrados no mesmo período do ano anterior, conforme informou o Ministério do Interior.
A maioria desses migrantes e embarcações chegaram às Ilhas Canárias: 14.030 pessoas em 211 “pateras”. No ano anterior, foram 2.376 pessoas em 56 embarcações, respectivamente.
Imigração irregular para a Espanha
Apesar do aumento nas chegadas às Canárias entre janeiro e 15 de abril, as estatísticas oficiais indicam uma redução nas chegadas de migrantes e “pateras” a essas ilhas durante o mês de março e na primeira quinzena de abril.
No total, o arquipélago recebeu 11.932 migrantes em janeiro e fevereiro; 1.183 em março e 915 nos primeiros quinze dias de abril.
A Espanha tem enfrentado um aumento sem precedentes nas chegadas de migrantes de forma irregular às Ilhas Canárias, especialmente desde o meio do ano passado.
Em 8 de fevereiro, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e o primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, visitaram a Mauritânia, onde anunciaram ajudas financeiras ao país africano para gerenciamento de fluxos migratórios e apoio a refugiados, entre outras iniciativas.
Von der Leyen destacou a situação delicada na região do Sahel, com golpes de Estado e violência nos países vizinhos da Mauritânia, que desempenha um papel crucial na garantia da estabilidade na área.
Fluxos
Além de ser um país de origem de fluxos migratórios para a Europa, a Mauritânia também recebe centenas de milhares de pessoas de outros Estados próximos, como o Mali, que buscam refúgio da violência.
A Espanha é um dos países da União Europeia que lida diretamente com o maior número de chegadas de migrantes em situação irregular que tentam entrar em território europeu.
(Com Agências Internacionais).

-
Política2 dias atrás
Itália altera regras de cidadania por descendência e impacta brasileiros; veja detalhes
-
Mundo2 dias atrás
A curiosa razão pela qual cidades europeias estão dando galinhas a moradores
-
Tecnologia2 dias atrás
Pouca gente sabe que usar Starlink em prédios pode dar problema! Veja por quê
-
Empresas2 dias atrás
Stefanini reorganiza operação e aposta em crescimento com IA e aquisições
-
Empresas2 dias atrás
Marketplace da Petrobras lança API Store
-
Finanças2 dias atrás
Se você mora sozinho, também pode receber benefícios pelo Caixa Tem
-
Automobilística2 dias atrás
CNH vencida? Saiba os prazos de renovação e evite penalidades
-
Finanças2 dias atrás
Fale com o gerente! 5 taxas bancárias desnecessárias que você paga