Conecte-se conosco

Saúde

Incentivo que faltava: higiene bucal diminui as chance de disfunção erétil

Homens que mantém uma boa higiene bucal têm menor chance de desenvolver problemas de disfunção erétil, segundo estudos.

Publicado

em

O incentivo que faltava para alguns homens cuidarem da higiene bucal chegou. Afinal, a ausência de alguns hábitos de higiene pessoal pode estar ligada à disfunção erétil em homens, segundo algumas evidências recentes.

Homens que mantêm uma escovação adequada dos dentes têm menor probabilidade de desenvolver inflamação nas gengivas, a periodontite e, provavelmente, com menores chances de disfunção erétil.

Mas a questão não é tão simples assim. Não se resume a dizer que homens que não escovam os dentes sofrem com impotência sexual.

Diversos outros fatores, como a ansiedade, o estresse e doenças cardiovasculares têm papel importante na ocorrência de problemas sexuais em homens, além da influência do uso de alguns medicamentos.

Por enquanto, a ciência considera essa inflamação na gengiva como um dos fatores de risco para a ocorrência da impotência sexual.

A periodontite é uma inflamação nos tecidos de sustentação dos dentes, podendo levar até mesmo à perda óssea na região e dores.

Já a disfunção erétil tem causas variadas e consiste na incapacidade do homem em manter uma ereção, dificultando e até mesmo impossibilitando a relação sexual.

Um estudo recentemente publicado na BDJ Team, da Nature, evidencia, por meio de uma revisão de pesquisas anteriores já publicadas, as relações entre a disfunção erétil e os hábitos cotidianos de higiene bucal.

Como já dito, essa inflamação crônica nas gengivas é considerada um fator de risco para a disfunção erétil. Também fica clara, em alguns homens, a relação entre a gravidade da periodontite e a da disfunção.

Em um atendimento médico com visão global, holístico, deve ser considerado o tratamento da periodontite como uma possível estratégia para a melhora da disfunção.

Mas é importante deixar clara que a inflamação nas gengivas não é a causa direta do problema. Segundo os estudos, essa ligação se dá devido a possível causa em comum entre os dois problemas.

Algumas evidências iniciais mostram que tanto a periodontite quanto a disfunção erétil podem ser causadas pela mesma inflamação nos vasos sanguíneos.

Outra hipótese é a possibilidade de as bactérias que causam a inflamação das gengivas influenciarem na inflamação dos vasos sanguíneos, o que pode levar a uma má função sexual.

Em ambos os casos, a boa escovação diária dos dentes é uma recomendação que deve ser seguida.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS