Ações, Units e ETF's
Incerteza externa, IR e CPI da Covid no Congresso tensionam Ibovespa
Alterações no texto IR que vai à votação, e responsabilidade presidencial na pandemia em pauta
Enquanto no exterior, predomina a incerteza dos negócios nas bolsas europeias e nos mercados futuros norte-americanos – a despeito da boa notícia da inflação sob controle e o desemprego, idem – no Brasil as atenções dos investidores se voltam para os desdobramentos da votação do Imposto de Renda (IR) no Congresso Nacional, como também a repercussão política da CPI da Covid, também em curso no Legislativo.
É sob essa receita que o mercado deverá flutuar, ainda sem viés, entre a tentativa de soerguimento econômico da maior potência mundial, e uma saída política-institucional que permita ao país respirar e ao investidor, investir, de forma consistente e planejada.
Alta pífia – Na véspera (11), o Ibovespa fechou a sessão em alta pífia de 0,12%, a 122.056,34 pontos, quando o índice Dow Jones avançara 0,6%, no patamar recorde de 35.484,97 pontos. Já o Standard and Poors (S&P) cresceu 0,2%, cravando recorde de 4.447,7 pontos, ao contrário do Nasdaq, que baixou 0,1%, a 14.765,13 pontos.
Nova versão – No caso da reforma do IR, ele ganhou nova versão, antes de submeter à votação na Câmara, entre as quais alterações importantes, não somente no Imposto de Renda sobre a Pessoa Jurídica (IRPJ), como também na Contribuição Social Sobre Lucro Líquido (CSLL), na tentativa de auferir apoio político dos governadores para a matéria. A mudança, proposta pelo relator do texto, o deputado Celso Sabino (PSDB-PA), é no sentido de que a alíquota base do IRPJ caia de 15% para 6,5%, no ano que vem, e para 5,5% em 2023., enquanto reduz a CSLL em 1,5 ponto percentual – 9% a 7,5%.
‘Elementos suficientes’ – No plano político, o destaque fica para a posição conjunta de senadores que participam da CPI da Covid, no sentido de que a comissão “já reúne elementos suficientes para pedir o indiciamento do presidente Jair Bolsonaro por seu papel durante a pandemia”, além de citarem quais seriam os crimes cometidos pelo mandatário, como o exercício ilegal da medicina e responsabilidade pela epidemia.
Preços nos EUA – Também na quarta (11) e nos EUA, enquanto o índice de preços ao consumidor, segundo o departamento de Emprego daquele país – subia 5,4% no mês de julho, frente a igual mês de 2020 e avanço de 0,5% em relação a junho – a inflação do Tio Sam crescia 0,3% de junho para julho, e 4,3%, ante igual mês do ano passado.
Situação sob controle – Para analistas, esses indicadores apontam para uma situação de controle da inflação, em sintonia com as declarações de autoridades do Fed Reserve (o banco central americano), para quem a carestia durante a retomada econômica seria ‘transitória’.
Viés de queda – A tendência de queda dominou a maior parte das bolsas asiáticas fechou em queda, a despeito de números positivos da inflação ianque, como na China continental, em que índice Shanghai composto recuou 0,22%, o componente Shenzhen encolheu 0,79%; em Hong Kong, o índice Hang Seng caiu 1%. No Japão, o Nikkei baixou 0,2% e na Coreia do Sul, o Kospi ficou em -0,38%.

-
Tecnologia20 horas atrás
Nubank tem surpresa exclusiva para os clientes; fique por dentro
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Salário não é tudo! Veja o que atrai (de verdade) a Geração Z para uma vaga
-
Tecnologia1 dia atrás
Não jogue fora! Veja ideias criativas para reaproveitar seu modem antigo
-
Tecnologia1 dia atrás
Qual smartphone os magnatas da tecnologia usam? As escolhas de Cook, Bezos, Musk e outros
-
Tecnologia1 dia atrás
ChatGPT lança assistente de compras: como utilizar e quais os benefícios da novidade?
-
Economia2 dias atrás
Mudanças no seguro-desemprego: veja novos valores e regras atuais
-
Finanças2 dias atrás
Primo Pobre compartilha estratégias para conseguir o melhor financiamento imobiliário possível
-
Curiosidades17 horas atrás
Jovem de 14 anos visita parque com a família e sai de lá com R$ 5 milhões no bolso