Conecte-se conosco

Economia

Indicador de confiança industrial cai pelo 3º mês seguido

Índice de Confiança do Empresário Industrial (Icei) recua para 50,8 pontos em dezembro

Publicado

em

Queda pelo terceiro mês seguido. É o que apresentou o Índice de Confiança do Empresário Industrial (Icei), ao cair, em dezembro corrente, de 51,7 pontos para 50,8 pontos, divulgou, hoje (12) a Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Apesar do recuo do indicador – que se refere ao cenário atual e para os próximos meses – este ainda se situa na margem positiva, acima dos 50 pontos, o que pressupõe, por parte do empresariado, apenas um ‘’leve otimismo’ com relação ao futuro imediato, além de traduzir uma “confiança restrita e pouco intensa”, na avaliação dos formuladores da pesquisa da entidade. Desta forma, o Icei deste mês já se situa abaixo da média histórica, de 54,3 pontos.

De igual forma, o Índice de Condições Atuais (ICA) – que mede o cenário presente, ante os seis meses anteriores – também ‘encolheu’ de 53,2 pontos para 50,3 pontos, o que expressa a visão do industrial, que não estaria observando melhora nas atuais condições da economia.

O pior resultado, porém, diz respeito à economia, cujo indicador ficou em 48,4 pontos em dezembro, aquém da margem de 50 pontos. Neste caso, a conclusão é de que houve piora na avaliação sobre o quadro econômico, dos últimos seis meses até hoje.

No que toca ao futuro imediato, isto é, para os próximos seis meses, o Índice de Expectativas (IE) se manteve estável em 51 pontos em dezembro, o que demonstra um clima de ‘otimismo moderado’.

Outra conclusão interessante da pesquisa é que há abordagens distintas do empresário industrial, quando este refere à sua empresa ou à economia, de modo geral. Enquanto a expectativa em relação à própria empresa, nos próximos seis meses, aumentou de 53,6 pontos para 54,1 pontos, a expectativa quanto à economia caiu de 45,9 para 44,8 pontos.

Sou um profissional de comunicação com especialização em Economia, Política, Meio Ambiente, Ciência & Tecnologia, Educação, Esportes e Polícia, nas quais exerci as funções de editor, repórter, consultor de comunicação e assessor de imprensa, mediante o uso de uma linguagem informativa e fluente que estimule o debate, a reflexão e a consciência social.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS