Economia
Índice de Confiança Empresarial sobe de 89,2 pontos para 91,4 pontos em março
Recuo do pessimismo e expectativa positiva no futuro imediato ‘turbinam’ indicador da FGV
A receita composta pela redução do pessimismo, com melhoria de expectativa em relação ao segundo semestre deste ano é apontada como o fator determinante da alta de 2,2 pontos (de 89,2 pontos para 91,4 pontos) do Índice de Confiança Empresarial (ICEI) de março, ante fevereiro, revelou a Fundação Getúlio Vargas, segundo a qual, pelo critério de médias móveis, o avanço foi bem mais modesto, de 0,2 ponto, embora este suceda cinco meses consecutivos de queda.
Em nota oficial, o superintendente de Estatísticas Públicas do Instituto Brasileiro de Economia da FGV (Ibre/FGV) Aloisio Campelo Júnior, explica que “as sondagens empresariais do FGV Ibre retratam um cenário ainda fraco de atividade econômica ao final do primeiro trimestre de 2023 para os segmentos cíclicos da economia, associado a uma melhora das expectativas, especialmente nos quesitos com horizonte de seis meses”.
Para ele, o cenário atual mostra que, “a despeito do aumento da incerteza econômica em março [em grande parte relacionado ao risco de crise bancária nos EUA e na Europa] há redução do pessimismo das empresas brasileiras em relação ao segundo semestre do ano”, acrescentando que, nesse sentido, “se destaca a indústria, primeiro setor a registrar desaceleração no ano passado, e que agora passa a apresentar expectativas mais favoráveis no horizonte de seis meses além de um maior ímpeto para contratações”.
O Índice de Situação Atual Empresarial (ISA-E), por sua vez, ascendeu a 90,9 pontos em março último, ao passo que o Índice de Expectativas (IE-E) avançou 5,1 pontos, para 93,0 pontos. “Com o resultado, o IE-E supera o ISA-E pela primeira vez desde março de 2022”, ressaltou a Fundação.
Na passagem de fevereiro para março, a confiança dos serviços (ICS) subiu 2,6 pontos, para 91,7 pontos, enquanto a do comércio cresceu 1,1 ponto, para 86,9 pontos. Já a confiança da indústria cresceu 2,4 pontos, para 94,4 pontos, ao passo que a construção ficou estável em 94,4 pontos. No cômputo total, a confiança cresceu em 61% dos 49 segmentos do ICEI.
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas1 dia atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo1 dia atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp