Conecte-se conosco

Economia

Inflação oficial: Prévia recua para 0,21% em abril

Levantamento do IBGE.

Publicado

em

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), que é uma prévia da inflação oficial do mês, registrou um aumento de 0,21% em abril deste ano. Este valor fica abaixo das taxas tanto do mês anterior (0,36%) quanto de abril do ano passado (0,57%). Os dados foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Com este resultado, o IPCA-15 acumula uma taxa de 1,67% no ano. Nos últimos 12 meses, o indicador apresenta uma inflação de 3,77%, menor que os 4,14% acumulados até a prévia de março deste ano.

A queda na taxa de inflação foi principalmente influenciada pelo setor de transportes, que registrou uma deflação (queda de preços) de 0,49% na prévia de abril. Entre os itens que contribuíram para essa deflação, destacam-se a passagem aérea (-12,20%), o gás veicular (-0,97%), o óleo diesel (-0,43%) e a gasolina (-0,11%).

Inflação oficial

Por outro lado, o grupo de alimentação e bebidas apresentou um aumento de preços de 0,61% no período, o que evitou uma queda maior na inflação em abril. Itens como tomate (17,87%), alho (11,60%), cebola (11,31%), frutas (2,59%) e leite longa vida (1,96%) foram os principais responsáveis por esse aumento.

Por sua vez, produtos como a batata-inglesa (-8,72%) e as carnes (-1,43%) contribuíram para uma redução na inflação dos alimentos.

Os demais grupos de despesas apresentaram as seguintes taxas de inflação: saúde e cuidados pessoais (0,78%), vestuário (0,41%), despesas pessoais (0,40%), comunicação (0,17%), habitação (0,07%), educação (0,05%) e artigos de residência (0,03%).

Os preços utilizados para o cálculo do IPCA-15 de abril foram coletados entre 15 de março e 15 de abril deste ano.

O IPCA-15

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) é uma versão do IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) que é calculada com base em uma amostra de preços coletados entre o meio do mês anterior e o meio do mês atual. Ele é considerado uma prévia da inflação oficial do país, pois antecipa, de certa forma, o comportamento dos preços que serão utilizados para o cálculo do IPCA do mês completo.

Essa prévia é divulgada mensalmente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e abrange uma série de produtos e serviços consumidos pelas famílias brasileiras, tais como alimentos, transportes, habitação, saúde, educação, entre outros. O IPCA-15 é bastante utilizado pelo mercado financeiro e por analistas econômicos para acompanhar a evolução dos preços e as tendências da inflação, influenciando diversas decisões de investimento, políticas monetárias e estratégias empresariais.

(Com Agência Brasil).

Redatora. Formada em Técnico Contábil e Graduada em Gestão Financeira. Contato: simonillalves@gmail.com.

Publicidade

MAIS ACESSADAS