Conecte-se conosco

Agronegócio

Inmet divulga prognóstico climático para informar produtores sobre o plantio de 2021

A primavera começa nesta quarta-feira, 22, às 16h21, e se encerra às 12h59 no dia 21 de dezembro

Publicado

em

Nesta terça-feira (21), com foco na semeadura de grãos e nas regiões das bacias hidrográficas, com o intuito de informar produtores, investidores e seguradoras sobre informações da estação para o plantio em 2021, foi divulgado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o “Prognóstico Climático da Primavera 2021”.

No Brasil, a Primavera começa nesta quarta-feira, 22, às 16h21, e se encerra às 12h59 no dia 21 de dezembro. A estação é um período de transição entre a estações secas e chuvosas no centro do país, definindo um período chuvoso sobre as regiões Centro-Oeste, Sudeste e parte do centro-sul da Região Norte.

No trimestre de outubro, novembro e dezembro terão irregularidades de chuvas e temperaturas, indicando precipitação acima e próxima da média no Centro-Norte do Brasil.

A ministra da Agricultura, pecuária e Abastecimento (Mapa), Tereza Cristina, afirmou que os dados meteorológicos são uma ferramenta importante para ajudar a reduzir os danos às lavouras. “Trata-se de ação voltada para atenuar os impactos das alterações climáticas, que causam escassez de insumos para produção, causando problemas financeiros para os nossos agricultores. Enquanto órgão federal preocupado com o bem-estar do povo brasileiro, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento reitera a importância da atenção dos produtores rurais às épocas corretas do plantio e cultura de grãos e hortaliças”.

Segundo Miguel Ivan de Oliveira, diretor do Inmet e representante permanente do Brasil junto à Organização Mundial de Meteorologia, “se o problema é saber que horas vai poder plantar ou colher, a gente vai entregar uma solução. E a gente está fazendo isso baseado numa construção de liderança”. Miguel afirmou que a divulgação de dados faz parte de um novo modelo de comunicação, implantado em cooperação com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Além disso, Gilvan Sampaio, coordenador-geral de Ciências da Terra do Inpe, afirmou que essa decisão permitirá um avanço enorme no desenvolvimento de novos produtos. “Isso significa um salto gigantesco da meteorologia nacional, porque permite avançarmos muito no desenvolvimento de novos produtos e nós sabemos que ninguém conhece melhor a meteorologia do nosso país do que os nossos meteorologistas e as pessoas que trabalham aqui. Então, ao trabalharmos com modelos que são desenvolvidos aqui no Brasil, que são aprimorados por pesquisadores e cientistas brasileiros, nós vamos, sem dúvida nenhuma, ter uma melhor representação de todos os biomas brasileiros, e isso significa ter um ganho efetivo na qualidade da previsão de tempo e de clima”.

O início do plantio de grãos, principalmente soja, milho e feijão nas regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul, são marcados pela chegada da primavera.

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS