Conecte-se conosco

Agronegócio

Inmet divulga prognóstico climático para informar produtores sobre o plantio de 2021

A primavera começa nesta quarta-feira, 22, às 16h21, e se encerra às 12h59 no dia 21 de dezembro

Publicado

em

Nesta terça-feira (21), com foco na semeadura de grãos e nas regiões das bacias hidrográficas, com o intuito de informar produtores, investidores e seguradoras sobre informações da estação para o plantio em 2021, foi divulgado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o “Prognóstico Climático da Primavera 2021”.

No Brasil, a Primavera começa nesta quarta-feira, 22, às 16h21, e se encerra às 12h59 no dia 21 de dezembro. A estação é um período de transição entre a estações secas e chuvosas no centro do país, definindo um período chuvoso sobre as regiões Centro-Oeste, Sudeste e parte do centro-sul da Região Norte.

No trimestre de outubro, novembro e dezembro terão irregularidades de chuvas e temperaturas, indicando precipitação acima e próxima da média no Centro-Norte do Brasil.

A ministra da Agricultura, pecuária e Abastecimento (Mapa), Tereza Cristina, afirmou que os dados meteorológicos são uma ferramenta importante para ajudar a reduzir os danos às lavouras. “Trata-se de ação voltada para atenuar os impactos das alterações climáticas, que causam escassez de insumos para produção, causando problemas financeiros para os nossos agricultores. Enquanto órgão federal preocupado com o bem-estar do povo brasileiro, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento reitera a importância da atenção dos produtores rurais às épocas corretas do plantio e cultura de grãos e hortaliças”.

Segundo Miguel Ivan de Oliveira, diretor do Inmet e representante permanente do Brasil junto à Organização Mundial de Meteorologia, “se o problema é saber que horas vai poder plantar ou colher, a gente vai entregar uma solução. E a gente está fazendo isso baseado numa construção de liderança”. Miguel afirmou que a divulgação de dados faz parte de um novo modelo de comunicação, implantado em cooperação com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Além disso, Gilvan Sampaio, coordenador-geral de Ciências da Terra do Inpe, afirmou que essa decisão permitirá um avanço enorme no desenvolvimento de novos produtos. “Isso significa um salto gigantesco da meteorologia nacional, porque permite avançarmos muito no desenvolvimento de novos produtos e nós sabemos que ninguém conhece melhor a meteorologia do nosso país do que os nossos meteorologistas e as pessoas que trabalham aqui. Então, ao trabalharmos com modelos que são desenvolvidos aqui no Brasil, que são aprimorados por pesquisadores e cientistas brasileiros, nós vamos, sem dúvida nenhuma, ter uma melhor representação de todos os biomas brasileiros, e isso significa ter um ganho efetivo na qualidade da previsão de tempo e de clima”.

O início do plantio de grãos, principalmente soja, milho e feijão nas regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul, são marcados pela chegada da primavera.

Publicidade
Comentários

Agronegócio

Aprenda a plantar manjericão em casa pela semente

O manjericão é uma erva que combina com muitos pratos e bebidas, por isso vamos te ensinarcomo plantar manjericão em casa.

Publicado

em

Aprenda a plantar manjericão em casa pela semente

O manjericão é uma plantinha com sabor sem igual e cai muito bem em sopas, pizzas, saladas, massas e até com queijos numa tábua de frios.

Veja também: Após design polêmico, HB20 mudará novamente seu visual em 2022

Essa planta é muito aromática e refrescante, sendo utilizada até em drinks tropicais para deixá-los saborosos. Por isso, vamos te ensinar como plantar manjericão em casa, bem como uma receita simples de um drink com manjericão para alegrar seu dia.

Benefícios

Antes de tudo, é importante dizer que o manjericão é rico em óleos essenciais, como eugenol e linalol, que dá propriedades analgésicas, ansiolíticas e anti-inflamatórias para a planta.

Seu uso também é muito comum na medicina popular para tratar gripes e resfriados, pois melhora o relaxamento dos músculos do pulmão e alivia a tosse.

Horta de Manjericão

Horta de Manjericão – Reprodução WITHGOD/SHUTTERSTOCK

Ele também é rico em ácido ursólico, que têm atividade antioxidante e anti-inflamatória que melhora a digestão e as funções do fígado.

Pelas suas propriedades antissépticas e antimicrobianas é utilizada para tratar feridas, na forma de uma pasta caseira feita com a planta e óleos vegetais e aplicada diretamente na pele.

Ademais, por ser um potente diurético pode ajudar na perda de peso por diminuir o excesso de líquido e a controlar a ansiedade relacionada a compulsão alimentar.

Como plantar pela semente

Apesar de ter muitos benefícios, o manjericão, no entanto, é muito simples de ser cultivado em casa. S

  • Em um vaso de tamanho médio coloque o substrato rico em nutrientes;
  • Faça buracos de 1cm de profundidade e coloque as sementes (3 por buraco);
  • Faça a primeira rega e mantenha o vaso em um lugar bem iluminado, com cerca de 3h diárias de incidência direta.

Essa planta não suporta muito vento, então prefira espaços internos, e nem excesso de água, pois pode apodrecer a planta.

Em nossos país a floração do manjericão ocorre entre dezembro e fevereiro, então após esse período é recomendado cortar as flores para que a planta cresça mais.

Receita de caipirinha com vodca, limão e manjericão

Separamos para você um drink bem brasileiro e refrescante para fazer com seus manjericões colhidos, para isso você vai precisar de:

  • Meio limão;
  • Algumas folhas de manjericão;
  • 2 colheres de açúcar;
  • 50mL de vodca.

Agora basta adicionar o limão (com a casca para cima), manjericão e açúcar em uma coqueteleira e amassar com o socador.

Por fim, é só completar com vodca e gelo, agitar bem e servir em um copo.

Para acompanhar mais dicas como essa basta clicar aqui!

Continue lendo

Agronegócio

Açúcar bruto chega a mínima de um mês na ICE

Preços caíram diante da preocupação com a nova variante da Covid-19

Publicado

em

O açúcar bruto e o arábica registraram queda na ICE. O primeiro atingiu a mínima de um mês, enquanto o segundo caiu, devido às preocupações dos investidores com a nova variante da Covid-19.

Para março, o açúcar bruto fechou em queda 2,8% a 19,35 centavos de dólar por libra-peso, ampliando o recuo do mercado de uma máxima de quatro anos e meio de 20,69 centavos de dólar, como foi estabelecida na semana passada.

Para especialistas, a baixa está associada ao preço do petróleo, que também caiu, à medida que é negociado ao seu menor nível (19,15) desde outubro. O declínio fez com que os níveis de suporte fossem violados, incluindo uma linha de tendência a 19,56 centavos de dólar.

Aqui no Brasil, a queda dos preços da energia pode fazer com que as usinas produzam mais açúcar e menos etanol, o que pode influenciar também nos valores comercializados do produto. Para março, o açúcar branco caiu 1,9% e fechou a 501,40 dólares a tonelada, após atingir a mínima de dois meses em 495,80 dólares.

O café arábica para março caiu 1% a 2,4295 dólares por libra-peso. Já o café robusta, mesmo com o atraso na colheita no Vietnã, principal produtor, subiu 0,8% para 2.308 dólares a tonelada para janeiro.

Continue lendo

Agronegócio

Mapa aprova consórcios de queijos e derivados

Produtos de 142 municípios brasileiros poderão ser comercializados a nível nacional

Publicado

em

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) aprovou os consórcios formados por produtores de queijos e derivados de proteínas animais de 142 municípios brasileiros e informou que os títulos de adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA) também serão entregues aos integrantes.

Dessa forma, pequenos produtores poderão aumentar sua renda, já que o reconhecimento dos consórcios agregam valor aos produtos, tornando-os mais visíveis, com a ampliação dos canais de distribuição.

Ao todo, 40 municípios de Santa Catarina, 30 do Paraná, 29 do Rio Grande do Sul, 26 do Mato Grosso do Sul e 17 de Minas Gerais serão beneficiados. E esse número pode aumentar, já que o Mapa informou que incentiva a formação de outros consórcios a se inscreverem no programa.

Para obter a equivalência dos seus serviços de inspeção, é preciso comprovar que as medidas de inspeção higiênico-sanitária e tecnológica praticadas permitem avaliar a qualidade e inocuidade dos produtos de origem animal com a mesma eficiência do Mapa.

Continue lendo

MAIS ACESSADAS